Doutor Honoris Causa da PUC recebe Comenda Washington Novaes da Alego

Aconteceu na última terça-feira, 4, a primeira sessão solene para entrega da Comenda Washington Novaes, no plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa de Goiás. A homenagem é decorrente da iniciativa do deputado estadual Antônio Gomide e será entregue anualmente, no mês de julho.

O parlamentar avalia que o jornalista e ambientalista Washington Novaes realizou importantes contribuições para o meio ambiente do Estado e do país, a ponto de considerar que seu nome consegue congregar a dedicação à causa do meio ambiente com a atuação como jornalista: “Nada melhor do que termos uma referência tão positiva como o jornalista Washington Novaes que, nas últimas quatro décadas, empenhou-se em levar a pauta da educação ambiental para os meios de comunicação e essa justa homenagem busca reafirmar a importância das causas ambientais, especialmente a pauta da preservação do bioma Cerrado”, explica.

Entre os 30 primeiros homenageados de Goiás e do Brasil está o professor Pedro Wilson Guimarães, por ter sido o idealizador do Parque Macambira Anicuns (Puama), quando foi prefeito de Goiânia.

Honrado com a homenagem, o professor destacou que conheceu Washington Novaes e acompanhou sua carreira e, por essa razão, considera que qualquer iniciativa que leve seu nome é nobre: “É uma honra para quem lecionou na Universidade Federal de Goiás, na Universidade Católica de Goiás, à época, no Lyceu, no Ateneu, foi militante dos direitos humanos e da luta para que Goiânia seja cada vez mais a pátria da justiça e da paz”, afirma.

O professor foi ex-reitor da PUC Goiás (1985 a 1988) e é Doutor Honoris Causa da Universidade. A sua biografia política contabiliza mandados de vereador da cidade de Goiânia (1993-1995), deputado federal por Goiás (1995-2000; 2007-2011) e prefeito de Goiânia (2001-2004). Atualmente, é superintendente do IPHAN Goiás.

Outra homenageada foi a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, reconhecida mundialmente pelo seu trabalho incansável na defesa da biodiversidade brasileira e do meio ambiente. Na ocasião, ela foi representada pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marcos César Silva.

“O próprio nome de Washington Novaes já mostra a importância dessa homenagem. Eu o conheci na minha juventude e assistia seus programas. Era uma grande liderança e formou muitas pessoas por conseguir unir o tema do meio ambiente com a cultura, natureza, uso sustentável e assuntos correlatos. Dessa forma, receber essa comenda é uma grande honra e isso também nos incentiva a continuar trabalhando em favor do bioma Cerrado”, destaca.

A reitora, Olga Izilda Ronchi, e o ex-reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, prestigiaram a solenidade.