Dom Washington Cruz recebe homenagem da PUC Goiás

Em clima de gratidão, fraternidade, reconhecimento e emoção, o administrador apostólico dom Washington Cruz recebeu uma homenagem da comunidade acadêmica nesta quarta-feira,9, durante um café da manhã com os representantes das instituições católicas, na Sociedade Goiana de Cultura (SGC).

De forma espontânea, as falas de agradecimento foram partilhadas com o religioso pela reitoria da universidade e por gestores das escolas católicas, que destacaram o legado de quase 20 anos de dom Washington Cruz à frente da Arquidiocese de Goiânia.

Os depoimentos foram abertos pela reitora da PUC, Olga Izilda Ronchi, que destacou a presença fraterna e solidária de dom Washington na comunidade, seu zelo apostólico e pastoral, sua atenção à Pastoral Familiar, além do reconhecimento do papel dos leigos e leigas na gestão da educação católica.

A reitora também pontuou um marco na gestão e na presença pastoral de dom Washington como grão-chanceler da universidade, que está cravado para sempre na história da instituição: a conquista do reconhecimento pontifício, em 2009.

“É um pastor zeloso, que retomou muito da inspiração de dom Emanuel, um grande pioneiro da educação básica e superior no estado de Goiás. Creio pôde realizar essa obra grandiosa na qualidade, na generosa dedicação que ele teve para com todas as instituições formadoras. A sua presença junto aos professores e comunidade universitária marcou profundamente a história da PUC Goiás. Eu diria que o grande marco dessa trajetória foi ter feito todo o trabalho junto à Congregação para Educação Católica para alcançarmos o título de pontifícia”, ressaltou.

A presença fraterna e a sábia escuta do administrador apostólico também foram destacadas pela equipe de pró-reitores da PUC Goiás e das IES católicas, que ressaltaram a generosidade do então arcebispo metropolitano em momentos de dificuldade vivenciados nas esferas pessoais e profissionais de suas vidas.

Administração superior da PUC Goiás ressaltou a presença fraterna e acolhedora de Dom Washington como pastor da Igreja de Goiânia e seu legado na história da instituição como grão-chanceler

“Não tenho palavras para agradecer a bondade das escolas católicas e da universidade nesses 20 anos de nossa gestão. Quase sempre ou sempre procuramos agir em unidade e solidariedade uns com os outros. Agradeço à universidade, agradeço a todos vocês e que Deus abençoe a nossa PUC e todas as escolas católicas de Goiás”.

Declaração de DW em acolhida aos depoimentos
Última reunião de Dom Washington com gestores da PUC Goiás, IES católicas, SGC, Anec Regional e Vicariato para Cultura e Educação

Também foi pauta da homenagem o papel do religioso no fortalecimento da caminhada das escolas católicas no estado goiano, legado que foi destacado pela coordenadora geral da Associação Nacional da Educação Católica em Goiás (Anec), Tatiana Santana Rodrigues Faria Cezar.

“DW tem uma forte representatividade, pois fortaleceu a união entre nós, gestores das escolas católicas. Ele abriu espaço para que todas nós nos reuníssemos na SGC, mensalmente, para que os assuntos pudessem ser discutidos e estarem em acordo com as decisões e consentimento dele. Ele nos colocou à frente de uma enorme missão, que é a luta constante pela educação e de reconhecer o valor das escolas confessionais no estado de Goiás”, refletiu.

Transição

A renúncia de dom Washington Cruz ao governo pastoral da Arquidiocese de Goiânia, realizada em função do limite de idade, foi acolhida pelo papa Francisco no dia 9 de dezembro. Neste contexto, o pontífice nomeou Dom João Justino de Medeiros Silva, até então arcebispo de Montes Claros (MG), como o novo arcebispo de Goiânia.

A posse canônica do arcebispo eleito ocorrerá na próxima quarta-feira, 16 de fevereiro, às 18 horas, no Santuário- Basílica Sagrada Família.

Cobertura fotográfica: Wagmar Alves