Dom João Justino é o novo arcebispo de Goiânia

A Igreja Católica em Goiânia amanheceu com um novo arcebispo. Dom João Justino de Medeiros Silva foi nomeado pelo papa Francisco para suceder dom Washington Cruz no comando da Arquidiocese da capital. Até então, ele era arcebispo de Montes Claros (MG). Após a nomeação, Dom Washington, que se dedicou por 19 anos à missão de conduzir a Arquidiocese, dirigiu-se aos colaboradores da Cúria Metropolitana e leu a carta escrita pelo novo arcebispo em saudação ao povo goiano e a todos os presbíteros, diáconos, consagrados e leigos.

Ao manifestar seu Sim ao chamado da Igreja, dom João Justino inicia um novo capítulo na sua missão na Igreja, agora junto ao povo goiano. Na carta dirigida à Arquidiocese, ele saúda todo o povo goiano: “Vamos juntos continuar a edificação da Igreja de Goiânia. Contem comigo. Eu nutro em mim a certeza de que poderei contar com todos vocês”, e manifesta sua gratidão a dom Washington pela acolhida.

“Saúdo, com reverência, o querido irmão Dom Washington Cruz, a quem terei a honra de suceder no pastoreio da Igreja de Goiânia. Agradeço sua acolhida generosa e seu empenho fraterno de preparar minha chegada. Com certeza vou escutar muito de sua sabedoria e santidade”, escreveu.

Ao assumir a Arquidiocese após a solenidade da posse canônica, dom João Justino assumirá também a presidência da Sociedade Goiana de Cultura (SGC), mantenedora da PUC Goiás, e se tornará grão-chanceler da instituição.

Com extensa vida acadêmica, o novo arcebispo tem importante participação na educação católica como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB. Possui doutorado pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma e uma trilha educacional que parte da Pedagogia, passando pelo mestrado em Ciências Sociais e o doutorado em Teologia Dogmática.

“Será uma experiência muito edificante começar meu pastoreio na Igreja de Goiânia no contexto da Campanha da Fraternidade de 2022, sobre a Educação. ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’ (Pr 31,26) é um apelo que há de ressoar em todas as escolas, faculdades e universidades, mas, especialmente, nas escolas católicas e na conceituada Pontifícia Universidade Católica de Goiás”.

Ao final, reitera seu compromisso por continuar a edificação da Igreja de Goiânia e entrega pastoreio nas mãos do Divino Pai Eterno.

Leia o documento completo aqui.

O sacerdócio de dom João Justino

Foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1992 e ocupou os seguintes cargos: vigário paroquial; pároco; coordenador regional de Pastoral; coordenador do Conselho Presbiteral; professor, vice-reitor e reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; professor e coordenador do curso de Teologia; vigário forâneo; vigário episcopal para a Cultura, Educação e Juventude.

Foi também assessor e depois perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário da Organização de Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Leste 2.

Em 21 de dezembro de 2011 foi eleito bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte e consagrado em 11 de fevereiro seguinte. Em 22 de fevereiro de 2017 foi nomeado arcebispo coadjutor de Montes Claros e tornou-se ordinário em 21 de novembro de 2018. É presidente da Comissão de Cultura e Educação e membro do Conselho Permanente da CNBB.

Trajetória acadêmica

Dom João Justino nasceu em 22 de dezembro de 1966 em Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais. Estudou Filosofia (1985-1988) e Teologia (1988-1992) no Seminário Santo Antônio da Arquidiocese Metropolitana de Juiz de Fora. Obteve o bacharelado em Pedagogia no Centro de Ensino Superior em Juiz de Fora (1988); o bacharelado e Mestrado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora (1992-1993); o mestrado (1997) e o doutorado (2003) em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Coletiva

De acordo com o Vicariato para Comunicação da Arquidiocese de Goiânia, uma coletiva de imprensa com dom João Justino está prevista para o dia 16 de dezembro, às 9 horas, na Cúria Metropolitana.

Quase duas décadas dedicadas à Arquidiocese de Goiânia

Dom Washington nasceu no dia 25 de maio de 1946 em Itabuna, na Bahia. Muito cedo, ele ingressou no seminário da Congregação da Paixão (Passionistas) onde cursou o 1° e 2° grau no Seminário São Gabriel em Osasco, SP.

No ano de 1966, após um ano de Noviciado em Colombo PR, faz os primeiros votos religiosos na Congregação Passionista e vai estudar em Roma, Itália, onde cursou Filosofia e Teologia na Universidade Lateranense.

Foi ordenado sacerdote em 1971, na Catedral de São José, em Itabuna Bahia, pelas mãos de Dom Geraldo Pelanda, bispo passionista. Em seguida volta para Roma, conclui seus estudos em 1974, quando regressa definitivamente ao Brasil.

Em seu retorno, assume a Paróquia Santa Maria Goretti na sua cidade natal. Em 1976 foi para Jequié, como coordenador das Missões Populares, onde permaneceu até março de 1978, quando é transferido para Salvador, como pároco da Paróquia Boa Viagem e formador dos jovens passionistas, onde permaneceu até a sua nomeação como bispo.

Exerceu também a função de coordenador do Zonal VI (Regional Pastoral da Cidade Baixa), Salvador Bahia. Em 1987 foi nomeado Bispo para a Diocese de São Luís de Montes Belos Regional Centro Oeste.

Naquele mesmo ano foi ordenado bispo na Catedral de Salvador, Bahia, e na Catedral São Luiz Gonzaga, numa celebração presidida por dom Antonio Ribeiro de Oliveira.

Em maio de 2002, ele foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Goiânia e desde então dedicava sua vida e missão à Igreja da capital. Como arcebispo, também foi presidente da Sociedade Goiana de Cultura (SGC) e grão-chanceler da PUC Goiás.

(Com informações do Vaticano e da Arquidiocese de Goiânia)