Dom João Justino assume a Arquidiocese de Goiânia

“Eis me aqui”. Foi assim que o novo arcebispo de Goiânia, dom João Justino de Medeiros Silva se apresentou para a comunidade goiana durante missa da sua posse canônica, nesta quarta-feira, 16, na basílica da Sagrada Família, na capital. Com a presença de bispos, padres, freiras, leigos e autoridades locais, ele assumiu o desafio proposto pelo papa Francisco na sua nomeação para o cargo máximo da igreja local.  Com centenas de fieis presentes, ele foi acolhido pelo agora arcebispo emérito de Goiânia, dom Washington Cruz, em uma cerimônia marcada pela emoção e pelo compromisso do religioso com sua nova caminhada.

O novo arcebispo chegou à Goiânia acompanhado pela mãe Maria de Lourdes e pelas irmãs na véspera da posse, no dia 15, e foi recebido por membros da arquidiocese e pela reitora da PUC Goiás, profa. Olga Ronchi, acompanhada de pró-reitores. Mineiro de Juiz de Fora, esta será sua primeira experiência religiosa longe de Minas Gerais, onde foi bispo auxiliar de Belo Horizonte e arcebispo de Montes Claros. A família acompanhou de perto a missa que o tornou oficialmente arcebispo de Goiânia e agora responsável pela igreja católica nos 27 municípios que compõem a Arquidiocese.

Sobre seu ministério, dom João falou que os primeiros passos serão buscando conhecer a estrutura da Arquidiocese e a realidade local, o que fará ouvindo as principais lideranças e os servidores da cúria metropolitana. A proximidade com o povo deverá ser uma marca da sua missão, como pôde ser observado pela escolha da basílica para a posse canônica. Tradicionalmente, as posses são realizadas na Catedral Metropolitana, mas por causa da pandemia e para garantir um maior público, a cerimônia foi realizada na Basílica da Sagrada Família. “Nós optamos de fazer o início deste ministério para favorecer a participação de todo o povo de Deus”. A primeira missa na Catedral Metropolitana será no dia 18, às 19 horas.

Santuário foi escolhido para abrigar um maior
número de participantes (Foto: Ana Paula Abrão)

 Uma Igreja sinodal é uma igreja diaconal, que se inclina sobre os abatidos e cansados para reerguê-los, que se inclina diante do mistério da dor de cada pessoa para se solidarizar e ajudar, que se inclina junto aos caídos nas estradas – por motivos tão diversos e perversos – para dar a mão e colocá-los de pé.

Dom João Justino

Dom João Justino foi nomeado pelo papa Francisco no dia 9 de dezembro de 2021 e, como manda a tradição da igreja, foi empossado em uma quarta-feira. Ele é quarto arcebispo de Goiânia. Na Bula Pontifícia, enviada pelo santo padre e lida durante a cerimônia, está dito: “Com autoridade Apostólica agimos para que nas várias partes do mundo não faltem pastores que apascentem a grei do Senhor com alimento dos Sacramentos e das Sagradas Escrituras”. Ainda na Bula, o Santo Padre roga sobre Dom João a proteção e a intercessão de Nossa Mãe Santíssima. 

Sobre a vinda para Goiás, ressaltou a proximidade dos estados e todo o aprendizado que trará da vida em Minas Gerais. Também disse do papel de dom Washington Cruz, arcebispo emérito, na sua jornada. “Meu querido Dom Washington, meu querido patriarca. Sucedê-lo é uma bênção e uma grande responsabilidade. O senhor ofereceu sua vida à Igreja do Brasil, particularmente neste Regional onde está como bispo há 35 anos. Os seus últimos 20 anos de zelo, cuidado e serviço à Igreja de Goiânia nos permitem, hoje, avançar mais seguros. Qualquer agradecimento que eu lhe fizer será muito pouco por tudo o que o senhor fez. Já disse ao senhor que quero tê-lo como referência. Escutá-lo será muito importante para compreender o que esta Igreja pede de mim. Saiba que terei a alegria de zelar por seu bem-estar”, falou ele durante sua homilia.

A recepção

Na missa, as primeiras palavras foram do coordenador do clero da Arquidiocese, padre Carlos Gomes, que se comprometeu com o espírito filial do clero goiano para com o seu novo líder. “O acolhemos com alegria porque aqui chega em nome de Jesus”. Seguido de representantes dos bispos da regional, dom Waldemar Passini Dalbello, bispo da Diocese de Luziânia, e dos leigos, a arquiteta Fabiana Longhi.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, também fez questão de estar presente na posse de dom João, de quem é amigo pessoal desde os tempos de estudante e depois trabalhando juntos como bispos em Belo Horizonte. “Querido irmão, como presidente da CNBB, cabe a mim dizer que somos acima de tudo um colegiado de irmãos e uma fraternidade. Cabe a nós, bispos, rezarmos uns pelos outros para que o rebanho do Senhor seja sempre apascentado. As letras Apostólicas demostram a confiança que o Santo Padre deposita no senhor e cabe a nós ajudá-lo com nossas orações.”

As letras Apostólicas demostram a confiança que o Santo Padre deposita no senhor e cabe a nós ajudá-lo com nossas orações.

Dom Walmor de Azevedo

Em gratidão aos presentes, dom João Justino falou em sua homilia: “Somos e estamos todos aqui como irmãos”. Ele ressaltou a missão de solidariedade do clero e do caminho a ser seguido juntos, na construção de uma igreja sinodal, na comunhão e na partilha com o povo de Deus. Sobre a presença de dom Walmor, ele falou com emoção. “Fui seu aluno e aprendiz e sua presença reforça em mim o afeto colegial. É um exemplo de quem não mede esforços para estar no meio de nós”, afirmou. Junto a dom Walmor vários bispos de Minas Gerais e outros estados vieram para prestigiar a posse canônica, assim como a comunidade de Montes Claros, onde ele viveu os últimos cinco anos.

Reitor do Santuário, o padre Rodrigo de Castro foi responsável pela homenagem à mãe e irmãs de dom João Justino e ao próprio arcebispo, que receberam flores no final da cerimônia. “A igreja está aqui para servir e é essa a nossa missão. Hoje nós nos redobramos de alegria para servir ao bom Deus nesta data tão significativa neste momento tão especial”.

Para dona Maria de Lourdes, a vinda à Goiás é uma nova etapa da vida do filho que será seguida e apoiada sempre pela família. “A gente sempre foi muito feliz dele ser padre, mas não sabia que ia chegar a bispo”, conta ela. O filho amoroso e atencioso, que telefona todos os dias para a mãe, é conhecido pela paciência.

Confira aqui a homilia completa de dom João Justino.

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.