Documentário “Visões da Floresta” é debatido durante o CCT

O Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) e a Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás promoveram na noite desta quinta-feira, 17, mesa-redonda sobre o documentário Visões da Floresta, no auditório 2 da Área 2, no Câmpus I, Setor Leste Universitário.

Lançado em 2012, o filme sintetiza registros da Amazônia, sobretudo a partir da segunda metade do século XX, levando em conta seus protagonistas e antagonistas, sob o olhar do cineasta Adrian Cowell, falecido em 2011. Tanto o diretor, Vicente Rios, quanto Frederico Mael, que participou da montagem, integraram o debate, que contou ainda com a professora Eliane Lopes, diretora do IGPA, e os professores Cíntia Neves Godoi (Unialfa) e Marcos Henrique Ferreira (PUC Goiás).

“É um prazer poder falar sobre um documentarista tão importante para a nossa história, para o IGPA e a PUC Goiás”, confessa a professora Eliane Lopes, ao lembrar que o acervo de Adrian Cowell na universidade, já utilizado por cineastas e pesquisadores de todo o país, é uma importante fonte sobre a ocupação na Amazônia no século passado.

Sobre o filme, Frederico Mael explica que o processo foi iniciado com Cowell, mas concluído somente após a morte do cineasta, em 2011, o que acabou atrelando a conclusão da obra a uma homenagem do diretor, Vicente, ao amigo estrangeiro. “É uma homenagem do Vicente para o seu companheiro de Amazônia. Nesse filme nós tivemos a oportunidade de experimentar muito, de trabalharmos com teóricos da comunicação e da antropologia, no processo de construção de sentidos”, frisa.

O documentário foi exibido na íntegra após a rápida mesa de abertura, com debate em seguida. O evento integrou a programação do V Congresso de Ciência e Tecnologia da universidade.

Fotos: Ana Paula Abrão