Docente da PUC Goiás recebe prêmio da Universidade de Algarve

O professor da Escola de Direito e Relações Internacionais da PUC Goiás, Paulo Henrique Faria Nunes, foi o vencedor do Prêmio Manuel Gomes Guerreiro, pela obra de sua autoria intitulada A institucionalização da Pan-Amazônia. A honraria foi concedida pela Universidade de Algarve (Portugal), em premiação, na última quarta-feira,11, na cidade portuguesa de Faro.

Para o premiado, escrever sobre estas questões numa perspetiva transdisciplinar é um desafio. “Além da complexidade do assunto, a maior parte da população brasileira vive muito distante da Amazónia. Apesar dos esforços de académicos e cientistas, pouco se conhece sobre esse ecossistema tão importante.” O Prémio Manuel Gomes Guerreiro, “além da realização pessoal do seu ganhador, é um grande incentivo à comunidade científica brasileira, em especial àqueles que se dedicam às questões ambientais e à Amazónia”, refere o autor.

No trabalho  o pesquisador analisa os principais fatores que favorecem e dificultam o desenvolvimento de uma diplomacia pan-amazônica, tendo em vista que a floresta tropical representa, simultaneamente, um trunfo e um motivo de preocupação. A obra, de caráter multidisciplinar, segundo o autor “visa suprir uma lacuna acadêmica e editorial”.

O autor defende ainda que a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, conquanto anterior ao Mercosul e à União de Nações Sul-Americanas (Unasul), é uma “notória desconhecida”, reconhecendo que “a produção dedicada ao assunto é pequena e, consequentemente, os problemas da diplomacia pan-amazônica não figuram entre as leituras regulares de estudantes de geografia, ciência política, relações internacionais e direito”.

Graduado em Direito, mestre em Geografia e doutor em Ciências Políticas e Sociais – desenvolve uma pesquisa fundamentada em extensa revisão bibliográfica, fontes primárias (documentos, dados estatísticos) e atos normativos nacionais e internacionais.

O livro encontra-se disponível para aquisição em lojas virtuais como Amazon e Cultura. Os elementos pré-textuais e parte dos capítulos podem ser lidos no Researchgate ou Google Books.

(Crédito do texto: do site Rota Jurídica, com edições, e Universidade de Algarve)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.