Doações arrecadadas no Festival Sou PUC são entregues à Fazenda da Esperança

A PUC Goiás realizou na última quarta-feira, 1º de novembro, a doação de cerca de 200 kg de alimentos não-perecíveis, kits de higiene pessoal, roupas femininas e brinquedos para a Fazenda da Esperança Santa Rita de Cássia, em Goiânia. Comunidade terapêutica da igreja católica, reconhecida pelo Vaticano, a obra social abriga mulheres em situação de risco, devido à dependência química, em busca de recuperação.

Além da entrega de todos os itens arrecadados, a reunião foi marcada por um momento de espiritualidade conduzido pelo pároco da Paróquia Universitária São João Evangelista, pe. David Pereira de Jesus, seguido de depoimentos dos estudantes que se apresentaram no Festival e uma partilha de vida das mulheres atendidas na iniciativa. Ao final, a equipe realizou uma confraternização com um lanche comunitário.

“A entrega finaliza toda uma iniciativa que teve início com o Festival Sou PUC. Além de dar visibilidade e abrir espaço para uma manifestação cultural dos próprios acadêmicos, queremos que este festival se consolide como um momento de cultura com cidadania, pensando na perspectiva de estimular a participação do acadêmico em questões sociais, que nesta primeira edição foi marcada pela entrega de materiais para a Fazenda Esperança”, informou a coordenadora de Extensão da PUC Goiás, profa. Denize Daudt.

Estiveram presentes na Fazenda, cinco professoras da extensão e 9 acadêmicas dos cursos de Psicologia, Serviço Social e Jornalismo. A equipe também conseguiu arrecadar doações financeiras para o projeto, além de kits de enxoval repassados para uma das mulheres assistidas, que ganhou seu bebê na Fazenda.

“A intenção não era apenas fazer uma entrega de produtos, mas uma partilha no sentido de abraçar cada uma dessas mulheres que estão neste contexto tão desafiador. Nosso intuito é fazer com que nosso aluno perceba seu papel social e tenha a sensibilidade de saber que sua formação possibilitou uma percepção dos contextos sociais e como pode contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna”, complementou Denize.

Sobre a Fazenda

Responsável pela unidade de Goiânia, Maria Socorro Monteiro de Medeiros acolhe com gratidão a iniciativa da universidade. Atualmente, a fazenda feminina acolhe seis mulheres em situação de risco, que manifestam o desejo de sair da drogadição: durante o período de um ano, elas realizam trabalhos na área de panificação e artesanato, além de participar, diariamente, de atividades de convivência e espiritualidade.

A obra de misericórdia, vinculada à igreja católica, acolhe mulheres de todas as realidades religiosas (e também aquelas que não professam nenhuma fé) com um projeto de valorização da família. Caracterizada como uma comunidade terapêutica filantrópica e autossustentável, toda renda obtida pela comercialização dos pães e artesanato são revertidos em prol do projeto.

O objetivo do projeto terapêutico é desenvolver ao máximo as habilidades e competências das mulheres através da espiritualidade, convivência em família e do trabalho, visando reativar sua valorização pessoal e prepará-las para o processo de reinserção social após a recuperação.

A primeira Fazenda da Esperança instalada no Brasil surgiu há 40 anos no município de Guaratinguetá, em SP. A unidade de Goiânia existe há 6 anos e também comercializa e distribui produtos cosméticos e de mídia (agendas impressas) produzidos no estado paulista. Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelos telefones: (62)9-9993-28-01/ (62) 9-9697-25-16 ou pelo e-mail [email protected]

Fotos: Weslley Cruz