Discussões sobre genética movimentam Congresso

A 5ª Reunião de Citogenética do Brasil Central e o XII Workshop de Genética foram oficialmente abertos na manhã desta quarta-feira, 17, na Escola de Ciências Agrárias e Biológicas da PUC Goiás. Esses eventos ocorrem simultaneamente ao IV Congresso de Ciência e Tecnologia da universidade, integrando, também, sua programação oficial. De acordo com o presidente da comissão organizadora da iniciativa científica, prof. Aparecido Divino da Cruz, o evento é resultado de uma proposta criada a partir de uma sugestão institucional juntamente à Sociedade Brasileira de Genética. A programação continua até o dia 19 de outubro, reunindo pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Índia e Argentina.

O evento é bianual, compõe o projeto de curso do Mestrado em Genética da universidade e já se consolidou há uma década na agenda científica institucional. “Neste ano, o foco é mostrar a amplitude das ferramentas que a Citogenética e a Citogenômica oferecem para nossos pesquisadores. Temos discussões sobre genética humana, vegetal, mutagênese, genética de micro-organismos, ensino de genética, entre outras. É uma amplitude bem grande para que estudantes dos três níveis – graduação, mestrado e doutorado- tenham essa inserção aprofundada com os colegas”, ressaltou o professor.

Entre as temáticas abordadas no turno matutino, a discussão sobre a resistência de bactérias a medicamentos foi conduzida pelo professor canadense Andrew McArthur, do Departamento de Bioquímica e Ciências Biomédicas da McMaster University, em visita inédita ao Brasil.

O pesquisador investiga as doenças infecciosas no Canadá, além de fazer um estudo genético da resistência bacteriana ao uso excessivo e indevido de antibióticos. Ele falou sobre os esforços na luta contra a Tuberculose, a dificuldade no avanço das pesquisas, os fatores que levam à resistência bacteriana, o aumento da taxa de mortalidade causada por infecções em nível mundial, além dos riscos da era pós-antibiótico que pautam a discussão sobre novas opções de tratamento.

Esses e outros assuntos serão discutidos nas 22 palestras que movimentam a programação dos eventos. “Todas as áreas da Genética são muito promissoras e suas ferramentas são aprimoradas e atualizadas constantemente. A tecnologia e a biotecnologia produzem ferramentas cotidianamente e precisamos aplicá-las nos nossos estudos diários”, complementou o prof. Peixoto.

A solenidade de abertura do Workshop também foi prestigiada pelo reitor da instituição, prof. Wolmir Amado e pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, presidente da comissão organizadora do IV Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás.

Confira a programação completa aqui.

Fotos: Wagmar Alves