Discussões sobre genética movimentam Congresso

A 5ª Reunião de Citogenética do Brasil Central e o XII Workshop de Genética foram oficialmente abertos na manhã desta quarta-feira, 17, na Escola de Ciências Agrárias e Biológicas da PUC Goiás. Esses eventos ocorrem simultaneamente ao IV Congresso de Ciência e Tecnologia da universidade, integrando, também, sua programação oficial. De acordo com o presidente da comissão organizadora da iniciativa científica, prof. Aparecido Divino da Cruz, o evento é resultado de uma proposta criada a partir de uma sugestão institucional juntamente à Sociedade Brasileira de Genética. A programação continua até o dia 19 de outubro, reunindo pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Índia e Argentina.

O evento é bianual, compõe o projeto de curso do Mestrado em Genética da universidade e já se consolidou há uma década na agenda científica institucional. “Neste ano, o foco é mostrar a amplitude das ferramentas que a Citogenética e a Citogenômica oferecem para nossos pesquisadores. Temos discussões sobre genética humana, vegetal, mutagênese, genética de micro-organismos, ensino de genética, entre outras. É uma amplitude bem grande para que estudantes dos três níveis – graduação, mestrado e doutorado- tenham essa inserção aprofundada com os colegas”, ressaltou o professor.

Entre as temáticas abordadas no turno matutino, a discussão sobre a resistência de bactérias a medicamentos foi conduzida pelo professor canadense Andrew McArthur, do Departamento de Bioquímica e Ciências Biomédicas da McMaster University, em visita inédita ao Brasil.

O pesquisador investiga as doenças infecciosas no Canadá, além de fazer um estudo genético da resistência bacteriana ao uso excessivo e indevido de antibióticos. Ele falou sobre os esforços na luta contra a Tuberculose, a dificuldade no avanço das pesquisas, os fatores que levam à resistência bacteriana, o aumento da taxa de mortalidade causada por infecções em nível mundial, além dos riscos da era pós-antibiótico que pautam a discussão sobre novas opções de tratamento.

Esses e outros assuntos serão discutidos nas 22 palestras que movimentam a programação dos eventos. “Todas as áreas da Genética são muito promissoras e suas ferramentas são aprimoradas e atualizadas constantemente. A tecnologia e a biotecnologia produzem ferramentas cotidianamente e precisamos aplicá-las nos nossos estudos diários”, complementou o prof. Peixoto.

A solenidade de abertura do Workshop também foi prestigiada pelo reitor da instituição, prof. Wolmir Amado e pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, presidente da comissão organizadora do IV Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás.

Confira a programação completa aqui.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.