Diretor executivo da Campus Party mobiliza comunidade acadêmica para o evento

Uma das maiores experiências de tecnologia, inovação e disrupção do mundo, a Câmpus Party estará em Goiânia de 27 de novembro a 1º de dezembro no Passeio das Águas. Para incentivar a participação acadêmica neste evento, a PUC Goiás recebeu na noite desta terça-feira, 12, no auditório 1 da Área 2, o diretor executivo da Campus Party, Ricardo Queiroz, que fez uma apresentação geral da iniciativa, além de proferir palestra sobre o futuro profissional em tempos de inteligência artificial.

Presente no mundo há mais de 26 anos e com 16 anos de história no Brasil, a Campus, segundo Ricardo, tem a proposta de inserir as pessoas na tecnologia. “Antes ela era transversal, mas hoje está aplicada a tudo: na saúde, na alimentação e no dia a dia. Hoje as pessoas vão encontrar várias formas de se conectar, seja através de ativação, experiências, conteúdos técnicos e isso se caracteriza numa experiência imersiva de cinco dias”, explicou.

Vale destacar que o evento acolhe os inscritos que consomem a Campus Party em sua totalidade, mas um diferencial é que a feira oferece espaços gratuitos ao público em geral com o intuito de introduzir a tecnologia para aqueles que não têm um conhecimento técnico ou mais profundo nesta área.

Além de informar sobre datas e inscrições, que podem ser realizadas no site da Campus Party, Ricardo fez uma reflexão sobre como os estudantes podem interagir com a Inteligência Artificial, qual seu futuro e as tendências de crescimento.

Por se tratar de uma tecnologia nova e disruptiva, ele analisa que tudo envolvendo a IA ainda é uma aposta, mas tendências fortes na área da saúde já são notáveis: “nós tivemos o prazer de encontrar uma start up onde a IA é usada para fazer redução do tempo de diagnóstico de câncer com ultrassom. Eles conseguem pegar o ultrassom de uma mama e identificar, muito antes do olho humano, o que pode ser uma célula cancerígena e isso ajuda no êxito no tratamento”, exemplificou.

Ele também informou que outras start ups na área de estatística vêm surgindo para criar análises preditivas para identificar o melhor investimento com base em cenários, todavia o oceano é muito amplo.

“Muitas discussões vão existir em torno disso, porque a máquina precisa de inputs humanos e como isso está enviesado ou não envolve uma linha de discussão de ética, de governança… Vai ter muita mudança ao longo do tempo, mas o que a gente consegue ver de tendências são essas frentes que têm a inteligência aplicada no core business e não necessariamente para reduzir trabalho operacional, como a gente usa CHATGPT ou outra tecnologia”, analisou Ricardo.

Em busca do bicampeonato no Printer Chef

A história do curso de Gastronomia na Campus Party não vem de hoje. No ano passado, a estudante Giovanna Coradini foi a vencedora da etapa de Goiás e da edição nacional do Printer Chef, competição dentro da CP que utiliza alimentos bio-impressos em 3D.

De olho na próxima edição, a coordenadora do curso, profa. Cristiane Souza, pretende incentivar não só a participação discente, como também sonha com o bicampeonato. “Quem sabe a gente possa montar uma cozinha nossa, da PUC, dentro do evento para que aconteçam todas as eliminatórias com as outras instituições. Os estudantes estão prontos, eles estudam a disciplina Tendências em Gastronomia e temos um professor extremamente capacitado, o Willian Carvalho, que trabalha com tecnologia na alimentação. Quando sonhamos juntos, escola, universidade e estudantes, a gente realiza”, almejou.

A palestra, uma realização da Escola de Ciências Sociais e da Saúde (ECISS) em parceria com a Escola Politécnica e de Artes, foi também a aula magna do curso de Gastronomia, que promove a 14ª Semana de Integração com uma programação especial que inclui cozinhas show e palestras com chefs egressos da casa.

Também prestigiando o evento, a diretora da Politécnica, profa. Mirian Gusmão, incentivou a participação de todo corpo discente da Escola, principalmente, os calouros que já ingressam na universidade com uma visão fora da caixa.

“As soluções são enormes e tudo que vai automatizar, agregar e melhorar a qualidade de vida do ser humano perpassa à tecnologia, então nós estamos aqui para motivar os estudantes e essa geração é brilhante, porque tem ideias inovadoras que vão contribuir, com certeza, para um mundo melhor”, refletiu.

Fotos: Ana Paula Abrão 

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.