Diretor de Avaliação da Capes participa de Mesa Redonda na PUC Goiás

O professor Paulo Jorge Parreira dos Santos, diretor de Avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior) fez uma visita à Área IV da PUC Goiás e participou de uma mesa redonda com professores da Pós-Graduação Stricto Sensu da instituição nesta segunda-feira, 03.

Um dos objetivos da visita é discutir os resultados e fazer a avaliação quadrienal dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu 2021-2024, visto que é a Capes que avalia e chancela a pós-graduação no Brasil.

O professor Paulo Jorge destacou que é muito positiva a possiblidade de conversar com as instituições de ensino sobre os resultados obtidos na avaliação passada e que a necessidade de manter os critérios indicadores na avaliação do quadriênio atual decorre de um termo de autocomposição assinado com o Ministério Público: “A grosso modo, o que a gente tem é uma avaliação fixada nos critérios que foram utilizados no último quadriênio com aperfeiçoamentos em andamento, que será tratada com os coordenadores para a avaliação de 2029, ou seja, para a perspectiva do novo quadriênio”, explica.

Para tanto, foram ministradas pelo diretor de avaliação da Capes duas palestras: uma, mais direcionada para a avaliação passada, em cima de resultados deste quadriênio, e a outra, organizada para trazer perspectivas futuras em relação ao sistema de avaliação da Capes.

A professora Priscila Valverde, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC Goiás, por sua vez, registrou que a presença do professor Paulo Jorge é fundamental para estabelecer um diálogo e estreitar o entendimento sobre as expectativas da Capes com relação à PUC Goiás, bem como saber quais são as perspectivas para a avaliação do próximo quadriênio e quais são os resultados do quadriênio anterior, para que se possa fazer os planejamentos dos programas de pós-graduação.

Na oportunidade, a professora Priscila falou sobre os três recentes cursos de doutorado aprovados na PUC Goiás: “Esperamos que os cursos de doutorado em História, Letras e Ciências Ambientais e Saúde contribuam muito com a formação de muitos estudantes em Goiás e no Brasil”, registra.

Ainda sobre a Capes

Vinculada ao Ministério da Educação, a Capes atua em todo o território nacional atenta ao desenvolvimento e aprimoramento da Pós-Graduação Stricto Sensu, à formação de quadros de excelência, e à formação de professores para a educação básica. As ações da fundação se guiam pela avaliação da pós-graduação, acesso e disseminação da produção científica, investimento de recursos para formação de quadros de alto nível no Brasil e no exterior, fomento da cooperação acadêmico-científica internacional e promoção da formação de profissionais para a educação básica nos moldes presencial e à distância.

 

Fotos: Wagmar Alves

Fotos: Weslley Cruz