Diretor de avaliação da Capes compartilha diretrizes do próximo quadriênio na PUC Goiás

O diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), prof. Antônio Gomes de Souza Filho, ministrou na tarde desta sexta-feira, 21 de março, nas Salas Multiuso da Área 4, palestra intitulada Avaliação de permanência 2021-2024 e as perspectivas para o próximo ciclo avaliativo da pós-graduação no Brasil. 

A atividade, destinada aos coordenadores e docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da universidade, faz parte de um ciclo formativo promovido pela Capes em instituições de ensino superior do País.

Essa interação direta entre a Coordenação e as IES foi um ponto destacado pelo prof. Antônio. “É essencial visitar as universidades e dialogar sobre os avanços da avaliação. Estamos divulgando os documentos orientadores do próximo ciclo e promovendo um entendimento aprofundado sobre as mudanças, permitindo que os programas se apropriem das diretrizes ao longo dos próximos quatro anos”, explicou.

O diretor destacou que o histórico da pós-graduação brasileira é de grande sucesso e que esse avanço se deve à avaliação criteriosa e ao aprimoramento constante do modelo. “A avaliação é fundamental para garantir a qualidade da pós-graduação no Brasil, não apenas na abertura de novos programas, mas também na regularidade dos critérios de financiamento e na busca pela excelência acadêmica”, refletiu.

Empenho institucional 

O evento reforçou a importância da preparação estratégica para o próximo ciclo avaliativo e o compromisso da PUC Goiás em alinhar seus programas às exigências da Capes, fortalecendo a pesquisa, a formação de recursos humanos qualificados e a inovação científica.

Dentro desse contexto, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, professora Priscila Valverde, informou que a universidade se encontra no encerramento do ciclo 2021-2024 com os dados já coletados e em fase final de refinamento.

“Estamos no momento do fechamento da  avaliação quadrienal. Os dados já foram coletados e falta enviar para a Capes. O prazo para envio desta primeira etapa é até o dia 31 de março, com um período adicional de 30 dias para o envio dos destaques, como teses e artigos de maior relevância”, explicou.

A profa. Priscila também ressaltou que a instituição já trabalha com alguns dos principais pilares do próximo ciclo avaliativo (2025-2028), antecipando-se às mudanças propostas pela Capes. “Três pontos fundamentais foram abordados e já são trabalhados pela universidade: a inclusão de jovens doutores, o incentivo à ciência aberta e às boas práticas, e o estímulo à inovação, fortalecendo a relação entre os programas de pós-graduação e a indústria”, afirmou.

Atualmente, a PUC Goiás possui 11 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo seis deles com mestrado e doutorado e cinco com mestrado. Segundo a pró-reitora, um dos objetivos institucionais é elevar a nota dos programas que ainda não atingiram o conceito 4, requisito essencial para a abertura de cursos de doutorado. Vale destacar que os Programas de Pós-Graduação em Ciências da Religião e Ciências Ambientais e da Saúde possuem o conceito máximo nacional (nota 5).

 

Fotos: Weslley Cruz 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.