Digitalização do acervo acadêmico estimula inovação na universidade

Seguindo as exigências e diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para estimular a inovação tecnológica nas instituições de ensino superior de todo o País, a universidade deu continuidade às ações de digitalização de documentos físicos.

Em 2022/1 , algumas estão em andamento e outras já foram concluídas, como, por exemplo, a implantação do diploma digital, que entrou em vigor na PUC Goiás no último semestre.

Essa iniciativa integra o Projeto PUC Digital,  que foi lançado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) em 2020.

“Nós iremos passar por um período de transição e transformação cultural. A exigência está posta, estamos no mundo digital, e as IES têm que colocar todo seu acervo acadêmico e administrativo no formato digital e, também, na forma de Gestão Eletrônica de Documentos (GED)”, explicou a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, profa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira.

Em 2022/1, ganham destaque as seguintes ações: o processo de digitalização do acervo acadêmico em sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos; a atualização de segurança e desempenho dos sistemas de informação institucionais para a ampliação dos serviços digitais na atividade acadêmica e administrativa digital; a emissão do diploma digital; a digitalização do fluxo dos processos administrativos e, por fim, a adequação dos processos e documentação na área acadêmica e administrativa à Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD).