Despedida da professora Milca Severino marca posse de novos gestores

A sessão Extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão com posse de novos gestores ocorreu na manhã desta terça-feira, 20, no Auditório da Área 4. Foi a primeira vez que o arcebispo de Goiânia, dom João Justino, presidiu a sessão solene, acompanhado, no dispositivo, por dom Levi Bonatto e a reitora Olga Izilda Ronchi.

Com o auditório lotado, a cerimônia prestou-se a dar posse à nova pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, a professora Priscila Valverde de Oliveira Vitorino, que assumiu o cargo com a saída da então pró-reitora Milca Severino, bem como à professora Vanusa Claudete Anastácio Usier Leite, que assumiu o cargo de diretora da Escola de Ciências Médicas e da Vida com a saída do professor Wilson de Melo Cruvinel, e de coordenadores e coordenadoras de cursos.

Em um discurso emocionado, a reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi, agradeceu a colaboração imensurável da professora Milca à universidade por tantos anos, citando que seu legado é de excelência e que em seus quase 10 anos à frente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, empenhou esforços diários em prol do diálogo com os estudantes e dedicou seu próprio ofício à formação de novos pesquisadores, sem nunca poupar empenho.

Em sua fala, a professora Milca Severino citou que tem 42 anos de serviços prestados à universidade. “Aqui eu dei os meus primeiros passos no universo da ciência”. Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa por 9 anos, Milca ingressou no curso de Enfermagem em 1975 e foi aprovada em concurso público da então Universidade Católica de Goiás em 1980 e, desde então, não se desvinculou da universidade. Referência na área da pesquisa científica, a professora agradeceu as homenagens e manifestou profunda gratidão aos presentes, bem como teceu elogios à professora Priscila Valverde, atual pró-reitora.

Ao falar sobre a posse no cargo de pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, a professora Priscila Valverde disse ter uma expectativa muito boa. “Tivemos avaliações positivas da Capes, novos planos para a iniciação científica, editais surgindo para a iniciação científica para essa finalidade, editais de fomento, então, espero dar continuidade no trabalho da professora Milca e continuar caminhando para uma pesquisa e uma pós-graduação fortes na PUC Goiás”, cita. Ainda de acordo com Priscila, os programas de pós-graduação em breve anunciarão novidades.

Escola de Ciências Médicas e da Vida

Tomando posse como diretora da Escola de Ciências Médicas e da Vida, a professora Vanusa Usier Leite lembra que ingressou na PUC Goiás em 1999, quando era acadêmica do curso de Enfermagem e, há quase 10 anos, tornou-se coordenadora do curso. Ela considera que assumir a diretoria da Escola de Ciências Médicas e da Vida é um desafio para o qual se sente preparada. “É uma escola da saúde, nós somos parceiros, já trabalhamos com ela em vários momentos, tanto na universidade quanto fora dela”, reflete.

Sobre o desempenho de suas funções como diretora, ela fala otimista. “O aluno pode esperar de mim uma gestão compartilhada, participativa. Serei uma diretora presente”, afirma.

Coordenações de curso

Dentre as coordenadoras de curso que tomaram posse, está a professora Marta Pereira da Luz, que passou a assumir a coordenação do curso de Engenharia Civil. Ela conta que esteve à frente da coordenação por um semestre em 2013, mas precisou se ausentar para fazer seu pós-doutorado na Escócia: “No cenário atual da engenharia, eu retomo esse encargo com muita alegria, porque o curso é transformador, capaz de edificar diferentes vidas na sociedade. Eu assumo esse papel com muita honra”, refere.

A professora afirma, ainda, que seu objetivo principal como coordenadora do curso de Engenharia Civil é estimular o empreendedorismo para que os alunos tenham no mercado as melhores ocupações possíveis, o que já é uma tradição da universidade. Além disso, ela pretende fazer um elo entre a graduação e a pós-graduação.

Além da nova pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e da diretora da Escola de Ciências Médicas e da Vida, coordenadores de cursos também tomaram posse, a exemplo da professora Marta Pereira da Luz, que assumiu a coordenação do curso de Engenharia Civil; a professora Larissa Machado, que agora é a coordenadora do curso de Direito, e a professora Sabrina Moreira Oliveira, que se tornou coordenadora do curso de Jornalismo.

Foram reconduzidos aos cargos os professores Salmen Chaquip Bukzem (Ciências Aeronáuticas), Isaias Moreira Ferraz Júnior (Educação Física, Licenciatura e Bacharelado), Gesmar José Vieira (Ciências Econômicas) e Frederico André Rabelo (Arquitetura e Urbanismo); e as professoras Gizely Jorge Mesquita (Administração) e Genilda da Silva Alexandria (Design).

Fotos: Wagmar Alves