Dados de pesquisa inédita sobre violência doméstica são apresentados na PUC Goiás

O Programa Interdisciplinar da Mulher – Estudos e Pesquisas (Pimep) da PUC Goiás promoveu nesta quinta-feira, 22, a primeira edição do Seminário do Grupo de Estudos Pimep, na Área 4, Setor Leste Universitário. Aberto à comunidade, o evento teve como tema principal Violência Domestica: Percepções de Mulheres universitárias da PUC Goiás, apresentando resultados de pesquisa inédita realizado na instituição.

“Além de ser muito prevalente na nossa sociedade, infelizmente, constatamos, com os dados, que é preciso debater a violência doméstica”, explica a coordenadora do Programa, professora Gabriella Assumpção Alvarenga. Sobre os resultados alcançados com a pesquisa, iniciada há um ano, a coordenadora destaca os dados sobre a percepção das alunas participantes sobre a violência doméstica quando questionadas de diferentes formas. “Apesar de 23% das mulheres terem dito que já sofreram esse tipo de violência (um número considerado baixo), esse dado não se confirmou quando a questão foi destrinchada em subtipos de violência, como a psicológica. Entendemos que elas não percebiam, com clareza, determinadas atitudes como violência, justamente por serem algo recorrente. Por isso é importante debater”, frisa.

Professora do Programa e participante do estudo, Luciene Falcão reflete ainda sobre a relevância da pesquisa dentro da temática. “Existe uma preocupação muito grande com relação à violência doméstica, mas não vimos nada relacionado à visão das mulheres universitárias”.

Atuando no Programa como voluntária e participante do estudo, a acadêmica de Fisioterapia Anna Carolina define como essencial a investigação. “Dentro do ambiente universitário nós não discutimos muito o assunto. A pesquisa é uma forma de trazer dados importantes para o discurso”. Presidente do Conselho Estadual da Mulher (Conem), Flávia Fernandes concorda. “Trazer isso para o ambiente acadêmico é urgente e ideal. É o ambiente propício para o debate, a formação de opinião”, ressalta.

Fotos: Umaitá Pires