Cursos de Engenharia apresentam resultados do Projeto Integrador

Os cursos de Engenharia da Escola Politécnica da PUC Goiás realizar a 7ª apresentação do Projeto Integrador, nos dias 3 e 4 de abril, na Área 2, com a apresentação de mais de 40 trabalhos científicos realizados por estudantes de diversos períodos. O Projeto Integrador faz parte da matriz curricular dos cursos de Engenharia e é uma atividade curricular obrigatória que consiste na resolução de um problema real contextualizado na profissão em que a formação está inserida.​

Segundo o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia Elétrica Semi-Presencial, Cássio Hideki Fujizawa (foto), o evento trimestral de apresentação de projetos integrados está sendo realizado desde 2022 e é fundamental para o encerramento de ciclo, servindo como um marco para todos os alunos. Ele destaca que a apresentação dos projetos não se limita apenas aos calouros, mas inclui também os veteranos, promovendo a interação entre eles e possibilitando que os mais experientes contribuam com os trabalhos dos novatos. Além disso, o evento promove a integração entre diversas áreas da engenharia, permitindo que os alunos e professores de diferentes especialidades compartilhem conhecimentos e experiências.

Nesta edição, o coordenador expressou sua satisfação com os resultados dos estudantes, destacando a evolução observada ao longo dos dois anos em que o evento vem sendo realizado regularmente. “Esse período foi crucial para os professores se adaptarem à nova proposta de projeto integrador, conforme estabelecido pelas diretrizes curriculares dos cursos de engenharia, possibilitando uma orientação mais eficaz aos alunos durante o desenvolvimento de seus projetos.”

Fernanda Faleiro e colegas do curso (Foto: Ana Paula Abrão)

Fernanda Faleiro Lima de Souza, estudante do sétimo período do curso de Engenharia Elétrica, destacou a importância do Projeto Integrador em sua formação durante a apresentação de sua fonte retificadora de corrente alternada para corrente contínua na última quinta-feira, na reta final de seu curso. Ela enfatizou que a iniciativa da PUC nesse aspecto é crucial, pois permite aos estudantes transcenderem a teoria aprendida em sala de aula para a prática, proporcionando uma preparação mais realista para o mercado de trabalho.

Já para Deyvison Crystiam Silva (foto), calouro de Engenharia, a experiência com o Projeto Integrador foi uma oportunidade para confirmar sua escolha pela engenharia. Desde cedo, ele se interessava pela engenharia e sua capacidade de criar soluções engenhosas. Davidson considera o projeto integrador desafiador no início, mas conforme o curso avançou, ele descobriu a importância prática dos conceitos estudados e se sentiu realizado ao aplicá-los com sucesso. Ele valorizou especialmente o acesso aos laboratórios desde o início do curso, destacando a oportunidade de aprendizado prático.

Professor da disciplina na Escola Politécnica, Felipe Corrêa Veloso Santos, enfatizou a importância do Projeto Integrador, especialmente para os estudantes que estão iniciando um curso de Engenharia. “Essa prática traz segurança para o aluno se conhecer. Eu estou fazendo um curso que realmente me identifico, porque isso é importante.” Ele destacou que essa abordagem prática ajuda os acadêmicos a se identificarem com o curso desde cedo, permitindo que tomem decisões informadas sobre suas carreiras futuras. Além disso, a presença de aulas práticas na instituição, mesmo em um curso semipresencial, fornece suporte e orientação aos alunos, permitindo que tirem dúvidas e recebam assistência quando necessário.

Fotos: Ana Paula Abrão