Cursos de computação da Escola de Formação da Juventude atende mais de 100 alunos neste semestre

A Escola de Formação da Juventude (EFJ) da PUC Goiás está atendendo gratuitamente 104 crianças, adolescentes e jovens neste semestre, distribuídos em 11 turmas, com aulas sobre Vivência Tecnológica, Informática Básica e Introdução a Programação. O atendimento é feito por quatro estagiários e quatro monitores, que são estudantes da Escola Politécnica e de Artes, a partir de uma parceria firmada com a Escola há mais de 15 anos.

De acordo com a coordenadora da Escola de Formação da Juventude, Stela Mello, “a parceria é fundamental para que a Escola de Formação da Juventude consiga atender toda a demanda de crianças e de jovens de 14 a 29 anos que nos procuram para ter uma formação profissional, com a riqueza dos conhecimentos que os acadêmicos trazem para a comunidade. Em contrapartida, os acadêmicos ganham com a experiência da docência, de levarem para a vida um pouco da experiência de atuarem numa área social. É uma parceria importante para que possamos ofertar com qualidade educação profissional na área da tecnologia”.

O acadêmico da Escola Politécnica e de Artes, Eduardo Pimenta Xavier Rodrigues Vaz, que cursa Ciência da Comutação, conta que “como estagiário na minha Escola e como professor na Escola de Formação da Juventude vejo o interesse em aprender das crianças e adolescentes. As aulas de vivência, de informática básica, possibilitam os primeiros contatos com essas tecnologias. Já as aulas de programação dão oportunidade aos jovens que já possuem um certo conhecimento sobre computadores a terem novas áreas de interesse que possam ser desenvolvidos no futuro”.

Formação Profissional

O atendimento para crianças é inédito e unifica o público que já participa de outras atividades do espaço, como por exemplo, alunos do ensino formal da Escola Direito do Saber, vinculada ao Centro de Educação Comunitária (CECOM). Também são atendidas as crianças e adolescentes atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CECOM, educandos da Escola de Circo Dom Fernando, além dos que são atendidos pela Escola de Formação da Juventude, adolescentes e jovens da comunidade com os cursos de Formação Profissional, Formação Cidadã e Formação Cultural.

A Escola de Formação da Juventude é vinculada ao Instituto Dom Fernando (IDF) e à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (PROEX) da PUC Goiás. Está localizada à Rua 15, n. 293, Setor Santos Dumont, divisa com o Jardim Nova Esperança, na região noroeste de Goiânia.

Texto: Eliani Covem/ Assessoria da PROEX