Curso sobre seguridade social reúne professores e acadêmicos

Uma das maiores autoridades nacionais que estuda o tema da Seguridade Social, a profa. dra. Ana Maria Baima Cartaxo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abriu na manhã desta segunda-feira, 17, na Sala de Eventos da Área 1 (Setor Universitário), um curso sobre o tema, com enfoque na Previdência Social, que continua até quarta-feira,19, a convite do Mestrado em Serviço Social da PUC Goiás.

Na primeira aula, a pesquisadora trouxe aos professores e acadêmicos uma abordagem sobre as determinações sócio-históricas da política da previdência, desde as primeiras medidas previdenciárias, na época do Brasil Império, passando pelo Estado Novo de Getúlio Vargas, Ditadura Militar, até os dias atuais. “Hoje existe um retrocesso de tudo o que foi conquistado até aqui. Considero que hoje temos uma destruição total da política de previdência”, analisou a professora. Para ela, as universidades podem contribuir com a discussão se apropriando do tema de uma forma crítica, para saber de forma mais aprofundada sobre as atuais propostas e justificativas,  a fim de que a sociedade tenha informações sólidas sobre a política social previdenciária pública.

Coordenadora do Mestrado em Serviço Social, a docente Maísa Miralva da Silva observa que o tema da Seguridade vai ao encontro das linhas temáticas trabalhadas juntamente aos alunos. Além de ser um momento para qualificar o corpo docente do Programa, que também participa das discussões, o evento traz uma integração com os estudantes da graduação por meio de aula pública, que será proferida pela docente da UFSC nesta terça-feira, 18, às 19h30, no mesmo local do curso.

“Neste momento que vivemos uma complexidade muito grande no campo da ciência social brasileira, é recomendável trazer uma pessoa que tem profundo conhecimento sobe o assunto para poder qualificar o debate não só com alunos, mas com professores da graduação e pós-graduação”, pontuou. A palestrante é mestre e doutora em Serviço Social pela PUC SP, com vasta experiência na área de Previdência Social. Além da aula pública, a pesquisadora ministra a última aula na próxima quarta-feira, 19, às 9 horas, na Sala de Eventos da Área 1.

Fotos: Weslley Cruz