Curso introdutório retoma as atividades da Liga Acadêmica de Enfermagem

Com a chancela de ser a primeira liga desenvolvida para o curso de Enfermagem da PUC Goiás, a Liga Acadêmica de Clínica Traumática (LICTE) promoveu na última quarta-feira, 13, o primeiro curso introdutório da associação desde o seu encerramento, em 2017.

O evento realizado na Sala Multiuso 2, na Área 4, oficializou a reinauguração da percussora e uma das ligas de destaque do curso, responsável por estimular as três principais práticas acadêmicas defendidas pela universidade; ensino, pesquisa e extensão.

Para celebrar o momento, foram convidados o professor Sílvio Queiroz, fundador da liga, e o enfermeiro David Rodrigues, responsável por ministrar a palestra Atuação do enfermeiro no ambiente aeroespacial, apresentando aos graduandos presentes os desafios enfrentados por profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Inaugurada em 2008, a liga abraçou mais de 110 discentes durante os seus 9 anos, promovendo atividades práticas aliadas ao conhecimento adquirido em sala de aula. Com o foco voltado para ações intensivistas de caráter urgente e emergente, foram realizadas diversas atividades que aprofundaram os alunos em situações graves inerentes ao dia-dia do profissional, exigindo práticas rápidas e dinâmicas dos estudantes, essenciais em uma gestão de crise.

Durante o seu processo de reestruturação, foi definido um novo eixo de conduta voltado para a instrução de pessoas leigas em espaços públicos. Com o objetivo de treinar civis em escolas, clínicas e hospitais afim de agilizar a assistência de pacientes, a presidente da LICTE, Laura Reis, explicou o novo enfoque da liga.

“Nosso foco será em instituições públicas, principalmente escolas. Os professores irão nos chamar para realizarmos aulas com alunos do ensino médio, cujo o intuito será ensinar suporte básico e primeiros socorros, que é um déficit apresentado em grande parte da sociedade. Nós já temos uma matéria durante o curso de Enfermagem, de primeiros socorros. A ideia da liga é pegar o que a gente aprendeu durante a matéria e colocar em prática no campo de atuação, levando esse conhecimento para outras pessoas e aprofundando o nosso. Porque, querendo ou não, todos os dias nós aprendemos algo novo, e quando aprendemos a liga nos proporciona a leva-lo para além da comunidade acadêmica. Calouros também serão capacitados para que eles possam levar o conhecimento a frente”, afirmou.

 

Apoio

O início do novo ciclo terá um apoiador mais do que especial, o centro de estudos CEEN Educacional reafirma a parceria com os programas de pós em saúde da PUC ao se alinhar com os futuros projetos desenvolvidos pela LICTE, mantendo a consonância com a instituição.

“A pós-graduação do CEEN oferece o curso de especialização de Enfermagem em Urgência e Emergência há mais de 20 anos junto com a PUC Goiás. Nós sabemos a importância de treinar e orientar desde o início da graduação. O ideal seria que a gente conseguisse orientar toda a população, porque a nós sabemos que a emergência e urgência em alguns aspectos, tanto em casa quanto fora de casa, é importante e salva vidas. As acadêmicas de enfermagem fazem um trabalho brilhante na liga, que é levar essa orientação para os calouros, até porque quando você entra na faculdade todos os seus familiares passam a te requisitar para resolver algum problema de saúde. É importante todos, desde o primeiro período, saberem da importância das emergências cardiovasculares, além de todas as outras que podem salvar uma vida”, declarou Renata França, docente da pós e Diretora do CEEN.

 

Benefício aos acadêmicos

A troca de informações através da multiplicidade do conhecimento será muito bem realizada entre os estudantes que participarem das atividades da liga. A docente da graduação e orientadora da LICTE, Juliana Caldas, informou que para levar todo o conhecimento produzido dentro de sala para além dos muros da instituição, é preciso que os alunos desenvolvam métodos incisivos e práticos de ensino.

“É preciso tornar os nossos alunos multiplicadores de todo o conhecimento que é produzido aqui, para que eles consigam salvar vidas lá fora, esse é o foco principal. Porque quando a gente fala de situação de urgência, ela pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer momento. O que desejamos para os nossos alunos é que eles tenham conhecimento científico fundamentado naquilo que é produzido em termos de literatura. É dessa forma que eles vão realizar a extensão”, assegurou.

 

Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.