Curso de Odontologia celebra 1ª Cerimônia do Jaleco

Símbolo do profissional de saúde, o jaleco é um equipamento de proteção individual, que significa muito mais do que biossegurança. Ele também remete ao cuidado com o paciente e a passagem para a vida profissional. Diante deste simbolismo, o Centro Acadêmico Pierre Fauchard realizou na noite desta segunda-feira, 29, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, a primeira edição da Cerimônia do Jaleco, que contou com a participação de 19 estudantes do 3º período do curso de Odontologia e seus familiares.

O rito é constituído por duas partes principais: os acadêmicos recebem o jaleco dos seus respectivos padrinhos ou madrinhas, familiares escolhidos por eles para participar deste momento e, em seguida, fazem o juramento ético para reiterar o compromisso com a promoção da saúde humana.

Membro do C.A e integrante da comissão organizadora do evento, a acadêmica Maria Vitória Severo destacou que a cerimônia tem um significado importante na vida de cada estudante. Além do aspecto emocional, de acolhimento aos familiares, o jaleco também é o símbolo da prática profissional, característica que vai ao encontro desta etapa do curso, já que os estudantes estão estagiando nas unidades básicas de saúde do município.

Um universo de possibilidades

Protagonistas do evento, os estudantes estavam ansiosos para receber o jaleco. Primeiras acadêmicas a comparecerem ao auditório, Mikaelly Lacerda e Suzana Luz Pimentel escolheram os pais para serem seus respectivos padrinhos.

Satisfeitas com o curso, elas já conseguem visualizar um nicho de atuação no futuro: Mikaelly se vê atuando na odontopediatria e Suzana tem um carinho pela área de bucomaxilo.

“Nós temos estágio desde o primeiro período, para ter um contato com o paciente e saber como será a abordagem. Neste semestre, estivemos presentes nos CMEIs e escolas, juntamente às crianças e realizamos atividades de promoção a saúde, como, por exemplo, técnicas de escovação e como usar o fio dental, tudo de maneira lúdica”, relatou Mikaelly.

Suzana também partilhou a alegria de participar de uma cerimônia tão esperada pelo corpo discente: “é um momento muito especial: minha família me homenagear no curso que escolhi e estou gostando demais”, relatou.

Balanço do curso

Caçula da universidade, o curso de Odontologia tem dois anos e meio de história na PUC Goiás com marcos de sucesso. Autorizado com nota máxima pelo MEC, o colegiado acumula diversas conquistas nos últimos anos, entre elas, a implantação dos laboratórios multiprofissionais, a Clínica Radiológica e a Clínica Escola.

Para acolher os estudantes e seus familiares, os acadêmicos receberam as boas-vindas da diretora da Escola da Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV), profa. Vanusa Claudete Usier Anastácio Leite; da coordenadora do curso, profa. Karolina Kellen e do professor Rogério Vieira Reges.

O ritual será repetido na noite de quarta-feira, 31, no mesmo auditório, e contará com a participação de 38 estudantes do 5º período (primeira turma do curso) e seus familiares.

Fotos: Weslley Cruz