Curso de Medicina realiza 2º Fórum de Extensão

Na última sexta-feira, 08, aconteceu o 2° Fórum de Extensão do curso de Medicina da PUC Goiás. O evento realizado no Auditório da Área IV, reuniu toda a comunidade acadêmica para a apresentação e discussão dos trabalhos realizados ao longo dos primeiros oito períodos do curso. Ao longo do semestre, cada grupo desenvolveu atividades com foco nas disciplinas extensionistas, responsáveis por desempenhar um papel crucial na formação dos futuros médicos ao proporcionar uma abordagem prática e integrada aos conhecimentos teóricos.

Os alunos, desde calouros a veteranos, compartilharam suas experiências e resultados obtidos, destacando o comprometimento em contribuir para a promoção da saúde e o desenvolvimento de práticas médicas mais humanizadas.

Além das apresentações, o Fórum reservou um espaço especial para as Ligas Acadêmicas de Pneumologia e Oftalmologia. Ambas as ligas desempenham um papel crucial na formação complementar dos estudantes, oferecendo oportunidades de aprofundamento em áreas específicas da profissão e promovendo o trabalho colaborativo entre os alunos.

Na ocasião, todo o corpo de docentes e graduandos escutaram as falas de abertura das professoras Denize Daudt, coordenadora da Coordenação de Extensão (CDEX), e Vanusa Claudete, diretora da Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV).

“A PUC Goiás é uma instituição que historicamente sempre se voltou à comunidade, contribuindo para uma formação plena no que se refere a uma formação ética e humanística. É bom nós reforçarmos isto. Historicamente a PUC Goiás sempre fez extensão universitária, nós temos na Pró- Reitoria de Extensão programas de 40 anos, por exemplo”, cita Denize.

As falas também destacaram o valor do enriquecimento acadêmico proporcionado no encontro através do intercâmbio de conhecimento e experiências entre os participantes.

Denize explica que a troca de ideias e a interação durante o evento contribuíram para fortalecer à comunidade acadêmica do curso e reforçar a importância da curricularização da extensão e das ligas acadêmicas na formação integral dos estudantes.

“A curricularização amplia a possibilidade de o acadêmico ter maior contato com essa realidade social. Quem ganha com isso? Ganha o acadêmico, porque ele realmente é colocado em uma situação de realidade diferente daquela do estágio. Ele vai para essa comunidade em uma troca de conhecimento e de saberes. Além de contribuir para que essa comunidade repense seus hábitos, faça uma reflexão e que a universidade esteja contribuindo ali”, comenta.

Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom