Curso de Fonoaudiologia é avaliado com nota máxima pelo MEC

Com mais de três décadas, o curso de Fonoaudiologia foi reconhecido pela sua excelência com a nota 5 do Ministério da Educação, divulgada neste mês de dezembro. O índice de Conceito do Curso foi calculado após visita in loco a estrutura da graduação, que integra a Escola de Ciências Sociais e da Saúde. Foi apresentado o projeto pedagógico, o corpo docente e os diferenciais do curso, que é o pioneiro da área no estado.

As avaliadoras do MEC visitaram o curso, que hoje tem 252 alunos, e que mudou o projeto pedagógico no último ano. A estrutura curricular do curso de Fonoaudiologia passou a ser modular com módulos distribuídos em ciclos que focam Infância e Adolescência, Adulto e Idoso. A teoria e prática são trabalhadas juntas nos módulos.

Segundo a coordenadora, professora Maria Carolina Cabral de Lacerda, a avaliação valoriza a formação profissional e humana oferecida pelo curso. “A humanização foi um dos diferenciais valorizados pelo MEC, que eles puderam comprovar com o testemunho dos nossos alunos”, explica a professora.

Outro diferencial do curso é a Clínica Escola de Fonoaudiologia e Saúde Auditiva, que funciona desde 2007, e em parceria com o Ministério da Saúde oferece serviço de média complexidade. No centro, são realizados vários exames audiológicos e também terapias e instalação de aparelhos.

Os profissionais formados na PUC vão atuar com pessoas com distúrbios de comunicação e auxiliar na melhora da qualidade de vida dos pacientes, então o lado humano é muito importante nesta área. “A universidade dá esse alicerce”. Há três anos na gestão, Maria Carolina acredita que a nota dará projeção nacional para o curso e credenciará o trabalho dos egressos já formados na universidade.

Avaliações

Outros cursos da PUC encerram 2019 com o reconhecimento do Ministério da Educação. Dos 12 avaliados, que passaram pelo Enade neste ano, três receberam a nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (Teologia, Gastronomia e Serviço Social) e nove receberam a nota 3. O índice avalia como estão os cursos de graduação do Brasil. As notas 4 e 5 são referência para o padrão de excelência do Ensino Superior e a nota 3 considera que o curso atende satisfatoriamente a todos os requisitos.