Curso de Fonoaudiologia comemora 30 anos com discussões profissionais

Pioneiro na área em Goiás e, atualmente, o único disponível em todo o estado, o curso de Fonoaudiologia da PUC Goiás abriu as comemorações das três décadas de funcionamento com programação da décima edição da Jornada Goiana de Fonoaudiologia e quarta edição do Encontro de Egressos do curso, no Teatro PUC. De hoje até o dia 17, mais de 600 pessoas participarão do evento, aberto durante a manhã com conferência da fonoaudióloga Maria do Carmo Gargaglione sobre Fonoaudiologia Forense.

Ela apresentou para os convidados a experiência no Ministério Público do Rio, onde atua desde 2005, como perita de voz. Ela é responsável por ajudar a desvendar alguns dos principais casos investigativos da cidade através de escutas telefônicas e análise da voz. “A profissão, neste caso, é usada a favor dos processos judiciais”, explicou ela.

A conferência inédita em Goiânia foi realizada logo após a abertura com a presença da coordenadora do curso, professora Lílian de Moura Cintra, coordenadora do Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação, professora Luciana Machado e do reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado. “Não é só a idade de um curso, é a idade que se integra às nossas idades. Não é uma idade anônima, é a idade de uma profissão, de uma carreira, de um serviço que se incorpora, que se faz gigante, que se faz biografia, que se transforma em vida”, afirmou o reitor em seu discurso ao parabenizar alunos, professores, funcionários e egressos.

Toda a programação receberá palestras e mesas redondas com profissionais convidados sobre as diversas áreas de atuação profissional. Entre os convidados, a organização prestigiou egressos do curso com atuação em Goiânia e em outros estados. De acordo com Lílian Cintra, o evento contou com uma adesão além das expectativas. “Nós teremos palestras que vão envolver tanto os assuntos relacionados com a identificação de falantes, como nós também vamos discutir a microcefalia, que é um tema extremamente relevante neste momento atual que estamos vivenciando, em função desta verdadeira epidemia que assolou nosso País”.

A escolha dos temas celebra o momento especial do curso. “Nós alcançamos um processo de maturidade. Construímos uma história nestes 30 anos, é uma história que começou singela e que se ampliou junto com a Fonoaudiologia. A profissão cresceu e se tornou indispensável para a comunidade”, afirmou a professora Luciana, que já foi coordenadora do curso e também é egressa da instituição. “Fiz 25 anos de formada agora e é um momento emocionante. Congregar com todo mundo, ouvir experiência de quem está lá fora e de muitos ex-alunos”, compartilhou a professora.

Para Sabrina Viana, do 6º período, o evento apresenta várias atuações dentro da profissão. “Minha expectativa de aprendizado é muito grande, porque tem muitas pessoas de outras cidades, e que são experientes na área, sendo assim, só temos a ganhar assistindo as palestras”.

Egressos

No sábado, 17, último dia da programação, egressos e acadêmicos do curso da PUC estarão reunidos para troca de experiências. O momento deve contar com a presença de mais de 1.200 pessoas e terá uma sessão solene comemorativa ao aniversário seguida da conferência com tema O mercado de trabalho em Fonoaudiologia: empregabilidade e carreira, com Thelma Costa e Danilo Mantovani. (Colaborou a estagiária Larissa Domingos)

Fotos: Weslley Cruz