Curso de Fonoaudiologia comemora 30 anos com discussões profissionais

Pioneiro na área em Goiás e, atualmente, o único disponível em todo o estado, o curso de Fonoaudiologia da PUC Goiás abriu as comemorações das três décadas de funcionamento com programação da décima edição da Jornada Goiana de Fonoaudiologia e quarta edição do Encontro de Egressos do curso, no Teatro PUC. De hoje até o dia 17, mais de 600 pessoas participarão do evento, aberto durante a manhã com conferência da fonoaudióloga Maria do Carmo Gargaglione sobre Fonoaudiologia Forense.

Ela apresentou para os convidados a experiência no Ministério Público do Rio, onde atua desde 2005, como perita de voz. Ela é responsável por ajudar a desvendar alguns dos principais casos investigativos da cidade através de escutas telefônicas e análise da voz. “A profissão, neste caso, é usada a favor dos processos judiciais”, explicou ela.

A conferência inédita em Goiânia foi realizada logo após a abertura com a presença da coordenadora do curso, professora Lílian de Moura Cintra, coordenadora do Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação, professora Luciana Machado e do reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado. “Não é só a idade de um curso, é a idade que se integra às nossas idades. Não é uma idade anônima, é a idade de uma profissão, de uma carreira, de um serviço que se incorpora, que se faz gigante, que se faz biografia, que se transforma em vida”, afirmou o reitor em seu discurso ao parabenizar alunos, professores, funcionários e egressos.

Toda a programação receberá palestras e mesas redondas com profissionais convidados sobre as diversas áreas de atuação profissional. Entre os convidados, a organização prestigiou egressos do curso com atuação em Goiânia e em outros estados. De acordo com Lílian Cintra, o evento contou com uma adesão além das expectativas. “Nós teremos palestras que vão envolver tanto os assuntos relacionados com a identificação de falantes, como nós também vamos discutir a microcefalia, que é um tema extremamente relevante neste momento atual que estamos vivenciando, em função desta verdadeira epidemia que assolou nosso País”.

A escolha dos temas celebra o momento especial do curso. “Nós alcançamos um processo de maturidade. Construímos uma história nestes 30 anos, é uma história que começou singela e que se ampliou junto com a Fonoaudiologia. A profissão cresceu e se tornou indispensável para a comunidade”, afirmou a professora Luciana, que já foi coordenadora do curso e também é egressa da instituição. “Fiz 25 anos de formada agora e é um momento emocionante. Congregar com todo mundo, ouvir experiência de quem está lá fora e de muitos ex-alunos”, compartilhou a professora.

Para Sabrina Viana, do 6º período, o evento apresenta várias atuações dentro da profissão. “Minha expectativa de aprendizado é muito grande, porque tem muitas pessoas de outras cidades, e que são experientes na área, sendo assim, só temos a ganhar assistindo as palestras”.

Egressos

No sábado, 17, último dia da programação, egressos e acadêmicos do curso da PUC estarão reunidos para troca de experiências. O momento deve contar com a presença de mais de 1.200 pessoas e terá uma sessão solene comemorativa ao aniversário seguida da conferência com tema O mercado de trabalho em Fonoaudiologia: empregabilidade e carreira, com Thelma Costa e Danilo Mantovani. (Colaborou a estagiária Larissa Domingos)

 


Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.