Curiosidade sem limite

Compartilhar o conhecimento é um dos programas mais procurados da Jornada da Cidadania. A Mostra de Ciência e Tecnologia apresenta os resultados das pesquisas, da Iniciação Científica e dos projetos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Matemática, Física, Química, Engenharia de Computação, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O local é aberto a toda comunidade, mas chama a atenção principalmente dos estudantes, em busca de informação sobre diversas áreas de atuação. Os resultados dos trabalhos permitem uma troca presencial de informações e curiosidades. A estudante Gabriela Vitória, do Colégio José Lobo, sonha em se formar em Engenharia e viu na Mostra a oportunidade de saber mais sobre o que o profissional pode fazer.

Foi assim que ela conheceu o trabalho do estudante Israel Machado de Sousa, do 10º período do curso de Engenharia da Computação da PUC Goiás. Com colegas, ele criou um sistema multiparamédico que com uso de apenas uma webcam e a imagem do rosto e da palma da mão da pessoa consegue informar frequência cardíaca e pressão arterial. Na Mostra, era possível medir a frequência cardíaca em tempo real, sem tocar no aparelho. “É um prazer dividir isso com o público, que terá acesso a essa tecnologia em outros espaços quando o trabalho for finalizado”.

Minicursos e palestras, além de demonstrações, também são a atração da mostra. A cada 30 minutos, egressos e professores se revezam para falar sobre novas tecnologias e suas áreas de atuação. A egressa do curso de Engenharia da Computação, Karine Vasconcelos, foi uma das palestrantes. Ela, que já participou do evento como aluna, é voluntária desta edição e falou sobre o que é ciência e a computação e como os dois conhecimentos se unem na formação de Engenheira de Computação. “A melhor maneira de manter o conhecimento é repassá-lo e eu gosto disso”.

A professora da Escola de Ciências Exatas e Computação da PUC Goiás, Lucília Gomes Ribeiro, explicou que a Mostra reúne os professores e os estudantes dos cursos de exatas com objetivo de despertar interesse sobre a atuação destas profissionais. “Acabamos de falar sobre criptografia com um público de várias áreas e muitos não imaginavam como isto está presente”, explicou ela, que acredita que a partir de uma visita, alguns jovens possam se interessar por uma atuação em um dos cursos da ECEC.

A 5ª Jornada da Cidadania, promovida em parceria com a Arquidiocese de Goiânia, oferece centenas de atividades e serviços gratuitos para a população da Grande Goiânia com o objetivo de possibilitar acesso às milhares de pessoas que passam pelo Câmpus II da universidade, no Jardim Mariliza, momentos de lazer, alegria e cidadania.

Experiência

Na última edição, passaram pelo Câmpus II mais de 160 mil pessoas. A iniciativa contabilizou mais de 850 mil atendimentos.  Além dos serviços, a ação comunitária é também um momento de aprendizado para os mais de 21 mil alunos da instituição. Tem sido assim desde 2005, quando o evento foi criado, então Semana de Cultura e Cidadania, e ocorria na Área 1, no Setor Leste Universitário.