Culinária afetiva: educandos do Alfadown visitam laboratório de Gastronomia

Os educandos do Projeto Alfadown participaram de uma atividade diferente do habitual, marcada por cores e sabores, no Laboratório do curso de Gastronomia, na tarde desta terça-feira, 30 de maio, na Área 4. Atentos, os estudantes observaram o chef Willian Carvalho cortar os legumes em diferentes formatos e saltear a comida na panela.

De acordo com a coordenadora da iniciativa, profa. Luciana Novaes, o momento foi uma contextualização de tudo que foi trabalhado em relação à culinária afetiva, tema pedagógico proposto para este semestre. Para trazer à tona as memórias de família, os educandos desenvolveram, nos últimos meses, um caderno de receitas e lá escreveram os ingredientes dos seus pratos favoritos, além de pesquisar sobre a origem da comida elegida.

Um dos estudantes que participou da atividade, inclusive, salteando a comida na panela do chef Willian foi o educando Vinícius de Albuquerque Viana, 20 anos. “A gente aprendeu a cortar os legumes, segurar na panela e sacudir tudo”, relatou. No seu caderno de receitas, ele  trouxe uma memória afetiva da família, que é seu prato predileto: “a lasanha não pode faltar. Lá em casa é feita pela minha avó e pela minha mãe”, enfatizou.

Após o tour pela cozinha, os educandos fizeram uma peregrinação até a Paróquia Universitária São João Evangelista (Parusje), na Área 2, para entregar alimentos que foram arrecadados para doação. Além da culinária afetiva, outro tema trabalhado foi a Campanha da Fraternidade 2023 para sensibilizar os educandos e educandas para o problema da fome no Brasil.

Fotos: Ana Paula Abrão