‘Cuidando Delas’: curso de Medicina propõe abordagem abrangente para a saúde da mulher

Com vistas a dar suporte biopsicossocial para mulheres que vivem em condição de vulnerabilidade decorrente de todo e qualquer tipo de violência, o curso de Medicina da PUC Goiás se mobilizou no sentido de viabilizar um projeto de conscientização na manhã desta sexta-feira, 24, dentro do contexto da Jornada da Cidadania.

A iniciativa integra a disciplina Projeto Integrador de Competências (PIC), cursada semestralmente e que consiste no desdobramento de um caso clínico vindo da comunidade atendida pelos estudantes e o caso escolhido para estudo neste semestre foi a história de uma mulher que foi submetida a sucessivos atos de abuso sexual pelo marido e pelo filho.

O estudante do 4º módulo do curso de Medicina da PUC Goiás, Felipe Guedes, explica que o caso passou por uma longa discussão com professores e estudantes e estudo de artigos científicos até alcançar uma tentativa de solução: “A gente viu pelos dados e trabalhos analisados que a conscientização é muito eficiente porque só de abordar o assunto a porcentagem de violência diminui significativamente”, afirma.

Pensando nisso, a proposta do PIC foi promover rodas de conversa com a professora de História da UFG Ana Rita e com a representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social Evelyn, para orientar no direcionamento ao atendimento à saúde em caso de violência e falar sobre os direitos das mulheres em caso de violência sexual: “O nosso PIC falará da parte que nos compete, que é a parte biológica e social, das ISTs, que decorrem desse ambiente de violência sexual”, explica.

E, aproveitando o hype das corridas em Goiânia, a proposta da iniciativa foi encerrar o evento com uma corrida, que teve pré-cadastramento de 58 mulheres. Uma delas, era Marina Ribeiro, também estudante do 4º módulo do curso de Medicina.

Marina conta que a realização do evento na Jornada da Cidadania dá a ele projeção, publicidade e alcance que o tema precisa: “A intenção é atingir o maior número possível de pessoas e é muito gratificante participar efetivamente deste projeto. É muito bom poder tirar uma pessoa de uma situação de violência”, cita.

Na última Jornada da Cidadania, ocorrida entre 24 e 26 de 2018, a Estação Saúde fez 21.211 atendimentos.

A Jornada da Cidadania está sendo realizada no Centro de Convenções da PUC Goiás, no Jardim Mariliza. Foi aberta na quarta-feira, 22, e segue aberta ao público até o dia 24. Centenas de estudantes, professores, funcionários e voluntários se unem para garantir o acesso da população a diferentes serviços gratuitos nas áreas de saúde, jurídica, educação, cultura e lazer, das 8h às 17 horas, para a população da grande Goiânia. Esta é a sétima edição do evento, que conta com parcerias do poder público e da sociedade civil.

Foto: Wagmar Alves

Fotos: Wagmar Alves

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.