Ciência e arte: Zootecnia apresenta maquetes 2D em mostra multidisciplinar

Os estudantes do Módulo Amarelo, do curso de Zootecnia, aceitaram um desafio nada convencional: reproduzir maquetes 2D para ilustrar o sistema digestório dos animais, a partir de materiais recicláveis e sustentáveis para aplicar todo o conteúdo aprendido em sala de aula. Os resultados deste trabalho foram apresentados na 1ª Mostra Multidisciplinar MED ZOO, que ocorreu na última quinta-feira, 15, no Câmpus II (Jardim Mariliza).

Como nesta fase do curso, os acadêmicos estudam as disciplinas de anatomia, fisiologia e morfologia dos animais domésticos, o evento foi uma oportunidade para revisar esses conceitos e esbanjar criatividade.

“Como os zootecnistas são os nutricionistas animais, eles precisam entender da fisiologia, anatomia e bioquímica. Como sou professora da área de Nutrição de Não Ruminantes, vejo fraquezas com relação ao sistema digestório e trabalhamos de uma forma lúdica e criativa para que os estudantes coloquem a mão na massa e compreendam os conceitos”, explicou a profa. Laudiceia Oliveira da Rocha , coordenadora da Mostra.

Outro diferencial dos trabalhos foi a interface com a tecnologia. Todas as maquetes disponibilizaram informações via QR Code sobre a fisiologia digestiva e anatomia dos animais, como o grupo da caloura do curso da estudante de Zootecnia, Gabriella Vitória Costa Santos, que reproduziu o sistema digestório de um cachorro.

Arte e conhecimento

Utilizando uma base de três isopores, o grupo de calouros reproduziu o sistema digestório do animal escavado no centro de material, além de utilizar objetos recicláveis para reprodução dos órgãos. Um canudo para replicar o esôfago, o TNT para referenciar e estômago e o fígado e os balões foram usados para reproduzir o  baço e o pâncreas. Já o intestino delgado foi adornado com retalhos e um cano mais pesado foi utilizado no intestino grosso.

Um fato que chamou atenção foram os pelos reais usados para reproduzir o cachorro, oriundos dos próprios pets dos estudantes (das raças golden, poodle e shih-tzu). Além de colocar os conhecimentos em prática, os estudantes também deixaram seu lado artista falar mais alto.

“Virou uma grande brincadeira, a gente se divertiu e aprendeu juntos. Levamos três dias para elaborar a maquete e elaboramos um vídeo informativo, que pode ser acessado via QR Code”.

A Mostra contou também com exposição dos melhores trabalhos do curso de Medicina Veterinária.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.