Crianças têm voz em encontro infantil

Com foco no público infantil, o I Encontro de Crianças, realizado hoje na Faculdade de Educação da UFG, antecipou o IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, que será aberto oficialmente nesta quarta-feira, 22, no Centro de Convenções PUC (Câmpus II). Abraçado por diversas instituições de ensino superior parceiras, o evento deu voz às crianças atendidas em projetos sociais e da rede regular de ensino, para discutir os seus direitos. A PUC Goiás enviou oito crianças atendidas na Escola de Circo Dom Fernando e no Centro Comunitário de Meninas e Meninos (Cecom), acompanhadas de familiares, gestores e docentes vinculados a esses projetos.

O Instituto Dom Fernando (IDF), que possui quatro programas extensionistas voltados à infância, adolescência, juventude e família, foi representado por sua diretora, a profa. Beth Bicalho. Ela relembrou a participação social da PUC Goiás nessas temáticas, além de colaborar cotidianamente nesta causa por meio da produção científica, desde monografias a teses de doutorado. “Este é o lugar onde a PUC deve estar: produzindo conhecimento a serviço da vida das crianças. Neste momento, elas serão ouvidas sobre seus direitos e daqui sairá uma carta que fará parte do contexto do Simpósio”, adiantou a gestora.

Ao longo dos últimos meses, as crianças atendidas na universidade participaram de rodas de conversa conduzidas pelos representantes da extensão, que abordaram sobre a temática da cidadania. Essas atividades são rotineiras nos programas, todavia foram intensificadas para qualificar a participação das lideranças infantis nas discussões do evento.

Lara Nayara Nunes Freitas, de 11 anos, moradora do Jardim Dom Fernando, representou a Escola de Circo da instituição. Ela participa da iniciativa social há quatro anos e a identificação com o circo social surgiu desde muito cedo, já que seu pai e tio frequentaram a Escola por vários anos. No encontro, ela sugeriu melhorias na educação e atentou para a relevância do exercício do respeito para com as crianças: “têm pessoas que não escutam a gente e querem fazer as coisas do jeito delas. É importante que elas saibam que temos nossos direitos. E nossas escolas precisam de melhorias também”, enfatizou a participante.

O Simpósio Luso-Brasileiro dará continuidade às discussões do Encontro e será realizado de 22 a 25 de agosto com programação itinerante. Ele é promovido pela PUC Goiás, UFG, UEG, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade do Minho (Portugal).

Confira a programação completa aqui.

Fotos: Wagmar Alves