CPA usa grupo focal para avaliar cursos

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Coordenação de Apoio Pedagógico (CAP/Prograd) estão realizando, durante o mês de abril, avaliação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Relações Internacionais, Psicologia, Gastronomia, Serviço Social, Teologia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, utilizando como instrumento de coleta de dados o Grupo Focal.

O Grupo Focal é uma técnica de coleta de dados que possibilita o diálogo e a escuta dos estudantes, mediada por um professor ou assessor ligado à Pró-Reitoria de Graduação. A avaliação visa identificar a percepção dos estudantes quanto à organização didático-pedagógica, a gestão do curso e a infraestrutura. A partir dos dados coletados, a coordenação e a gestão superior identificam as ações de melhoria necessárias ao bom funcionamento dos cursos.

Nos meses de abril e maio, os estudantes dos cursos de graduação presencial terão acesso, por meio do SOL do estudante, do questionário on-line para avaliar o seu curso. Este instrumento de coleta de dados é quantitativo e possibilita levantar dados de todos os cursos, quanto à organização didático-pedagógica, gestão do curso, infraestrutura e autoavaliação.

A CPA e a CAP ressaltam a importância da participação responsável no processo de autoavaliação institucional. Os dados levantados são fundamentais para a tomada de decisões, com vistas ao atendimento das demandas dos estudantes.