CPA é apresentada durante reuniões de colegiado

A 44ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) da PUC Goiás começou com novidades. Durante as reuniões de colegiado da universidade, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição será apresentada, visando uma aproximação maior com a comunidade docente. A primeira série de apresentações foi iniciada nesta segunda-feira, 28.

“A CPA é um canal de comunicação. A partir do momento que fazemos boas avaliações, a instituição tem dados confiáveis para desenvolver uma gestão mais democrática, mais participativa, atuando naquilo que é mais emergente, mais evidente nos resultados desses processos avaliativos”, explica a professora Odiones de Fátima Borba, que apresentou a Comissão para a Escola de Artes e Arquitetura no Auditório 1 da Área 2.

Constituída de representantes docentes, discentes, técnico-administrativos e da comunidade externa, a CPA é responsável por fortalecer, na PUC Goiás, a cultura de autoavaliação. Entre seus produtos mais conhecidos está a Autoavaliação Institucional, realizada anualmente com professores e acadêmicos de toda a universidade.

“É importante que cada componente da comunidade universitária tenha consciência da importância de sua participação em cada processo avaliativo, por meio da CPA, e quais os reflexos disso na instituição”, lembra a professora. Em 2019, por exemplo, a universidade participa de processo de recredenciamento junto ao MEC.

Siap

Presente na reunião, a pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes, deu as boas-vindas ao colegiado, que retorna hoje às atividades após o período de férias. “Que a gente possa, com calma, tranquilidade, mas com toda a firmeza necessária para a prática docente, receber nossos estudantes”, lembrou. Ao definir o novo semestre como um novo começo, a gestora pediu para que cada professor olhasse com atenção para os alunos em sala de aula, acompanhando não só seu desempenho acadêmico, mas também pessoal. Em caso de identificarem alterações significativas na vivência do aluno, como indícios de depressão, os docentes foram orientados a procurarem o coordenador de curso para uma conversa. “Estamos aqui para fazer a diferença não só na carreira de cada um deles, mas em sua vida. Se precisarem de ajuda, é importante que nós estejamos prontos”, frisou.