Corpo de Bombeiros e PUC Goiás firmam parceria para estágio

Atualmente com 9 mil acadêmicos de diversos cursos de graduação atuando em campos de estágio, a PUC Goiás conta com uma nova parceria para a realização de estágio obrigatório e atividades práticas do corpo discente a partir de 2019. Parceiro tradicional da instituição em outras iniciativas, entre elas, a Jornada da Cidadania e o Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás receberá milhares de estudantes da universidade para colaborarem em suas atividades. O convênio consolida a parceria entre as instituições e visa qualificar os futuros profissionais da universidade para o mundo do trabalho.

Uma das áreas de atuação dos acadêmicos será o Programa Educacional Bombeiro Mirim, que visa contribuir na formação de crianças e adolescentes com disciplinas que discutem valores como cidadania, ética, valorização do meio ambiente, atividades de primeiros socorros, respeito à pluralidade cultural, entre outros princípios. Esse projeto já capacitou quase 500 crianças e, por intermédio da parceria com a PUC Goiás, o intuito é abranger quase 6 mil crianças, em 50 unidades do Corpo de Bombeiros no próximo ano. Devido à amplitude do leque de atuação, os estagiários poderão participar tanto no programa, como nas áreas administrativas e operacionais dos bombeiros.

Segundo o comandante de Ensino da corporação, coronel Glaydson Pereira, a parceria possibilitará a essas instituições formar cidadãos comprometidos com o próximo e com o país. Ele também discorreu sobre as ações educativas realizadas pelo Corpo de Bombeiros de Goiás, questão que exige uma demanda por profissionais e estudantes que tenham conhecimentos nas áreas de Administração, Biologia, Medicina, Ciências Exatas, entre outras. “O profissional bombeiro é multidisciplinar, então precisamos buscar quem detém esse conhecimento com excelência. Estamos felizes com a parceria, na certeza de que é um momento histórico para as duas instituições e, principalmente, para a sociedade goiana”, declarou o coronel.

A pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida Gomes ressaltou que há quase 60 anos a universidade vem cumprindo sua missão de formar profissionais de excelência para o mundo do trabalho. Mais de 100 mil profissionais foram formados pela PUC Goiás, marco que poucas instituições brasileiras conseguiram alcançar.

Juntamente com diretores e gestores de todas as escolas da universidade, os oficiais do Corpo de Bombeiros receberam a acolhida do reitor da instituição, prof. Wolmir Amado, para assinatura do acordo de cooperação nesta  sexta-feira, 28, entre ambas as instituições. Os estágios dos estudantes serão supervisionados pelo corpo docente, com o acompanhamento da Coordenação de Apoio ao Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores da PUC Goiás.

Fotos: Wagmar Alves