Copa do Mundo dá o tom para mostra cultural da PUC Idiomas

Os balões coloridos e a bandeira do Brasil que dava boas-vindas aos visitantes da Área 4 da PUC Goiás nesta sexta-feira, 15, indicavam que a noite seria de festa. Lá dentro, alunos e professores – a maioria ostentando camisas de diferentes seleções e clubes – já estavam mobilizados para a realização da 12ª Mostra Cultural da PUC Idiomas, escola de línguas da PUC Goiás. Em clima de Copa Mundo FIFA de 2018, eles apresentaram a culinária, a cultura russa e outros aspectos do país durante o evento.

Até 15 de julho, a maior nação do mundo em extensão territorial recebe as melhores seleções de futebol do planeta, que duelam pela taça de campeão mundial.

Coordenadora da PUC Idiomas, a profa. Angélica Ayres explica que a escola decidiu pelo tema Brasil x Rússia para explorar, por meio dos cursos ofertados, o país. “A Rússia é referência em política, economia e cultura”, frisa. Assim, explica ela, a mostra foi divida em dois momentos: no primeiro, atividades escritas abordavam a Rússia e a Copa do Mundo; já no segundo os alunos subiram ao palco para apresentações no idioma estudado.

A turma de espanhol, por exemplo, falou sobre a culinária russa, apresentando as receitas e o modo de preparo de três pratos. No palco, os alunos apresentaram Waka Waka, da colombiana Shakira, canção tema da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. A bancária Silvia Passos, 36 anos, participou da Mostra Cultural pela primeira vez. “Achei muito interessante porque o evento tem a presença de todos os idiomas que a escola oferece”, comentou ela, que estuda na PUC Idiomas há um ano.

Já a turma de italiano trabalhou aspectos geopolíticos do país. A de alemão falou de personagens importantes nas artes e na política; a de francês rememorou a história das Copas do Mundo enquanto a de inglês mostrou as cidades-sede da competição neste ano.

Novidade

A 12ª edição da Mostra Cultural contou com a presença, pela primeira vez, dos alunos da turma teens, ministrada do Colégio Agostiniano. “Temos a parceria desde 2015 e é motivo de alegria trazê-los para cá”, ressaltou a coordenadora da PUC Idiomas, profa. Angélica Ayres.

O aluno João Vitor Rodrigues, 12 anos, faz parte desse grupo de estudantes, e se preparava para se apresentar fazendo embaixadinhas. “Estou gostando porque sou fã de futebol”, disse ele, que divide a torcida entre o Goiás e o Flamengo e é fã de craque português Cristiano Ronaldo.

Fotos: Jota Junior