Conselho reconhece atuação na área cultural

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, foi um dos homenageados que tiveram sua atuação na área cultural reconhecida pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás, na noite desta sexta-feira, 17. Em evento no Palácio das Esmeraldas que reuniu artistas, gestores, políticos e personalidades, ele recebeu a Medalha do Mérito Cultura pela atuação na área de Memória e Patrimônio. Também foram entregues Comendas Culturais e Diplomas de Destaque Cultural do Ano.  O grande homenageado da noite, que recebeu o Troféu Jaburu, foi o ator goiano, Stepan Nercessian, que representou a área audiovisual.

O gestor da universidade ressaltou a alegria em receber o reconhecimento pelo trabalho pela cultura. “É sempre uma alegria grande o trabalho com a educação, com a cultura, com a arte, com a promoção editorial, publicação de livros. É uma homenagem que nos entusiasma, encoraja e incentiva e reafirma compromissos daquilo que queremos sempre mais: promover e incentivar todas as inciativas culturais vinculadas à universidade”, frisou.

No total, oito medalhas foram distribuídas para representantes das áreas de Música, Letras, Artes Cênicas, Artes Integradas, Patrimônio Cultural e Audiovisual. Um total de 20 personalidades e entidades foi homenageado com Diplomas de Destaque Cultural do Ano 2017 (veja lista abaixo).  As honrarias são concedidas a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram no fazer e no promover as artes em Goiás.

Histórico

Ligado à Casa Civil, o Conselho Estadual de Cultura de Goiás chegou, neste mês, aos 50 anos, como lembrou sua presidente, Nancy Ribeiro de Araújo.  A entidade definiu 2017 como o ano cultural Belkiss Spenzièri, uma homenagem ao legado da musicista goiana, que morreu há 12 anos.

Nancy recordou também a criação do Troféu Jaburu, no fim da década de 1970, e sua entrega em 1980, pela primeira vez, à poetisa Cora Coralina. “É uma premiação consagradora dos expoentes da cultura em Goiás”, enfatizou.

Presente ao evento, o governador Marconi Perillo elogiou o Conselho Estadual de Cultura pelas escolhas feitas, ressaltando a transparência do processo de escolha dos homenageados.

“É uma alegria conceder essa homenagem. Conheço o Stepan há 30 anos. Não só como ator de cinema, TV e teatro que interpretou recentemente um de seus melhores números, o do apresentador Chacrinha; mas me entusiasma o ser humano que ele é. Há mais de 15 anos ele preside o Retiro dos Artistas, que abriga, no Rio de Janeiro, artistas que chegaram à velhice com dificuldades financeiras”, relatou, referindo-se ao grande homenageado da noite.

Homenageado

O ator Stepan Nercessian, que recebeu o Troféu Jaburu, é natural de Cristalina. Morou em Goiânia, na Vila Operária. Tem 47 anos de trabalho como ator. Estreou no filme “Marcelo Zona Sul” (1970), de Xavier de Oliveira.  Começou a trabalhar na TV Globo em 1971. Desde então, já esteve em mais de 40 produções na TV e 30 produções no cinema. Encenou diversas peças teatrais de grande sucesso.

O troféu é uma escultura em bronze de autoria da artista plástica Neuza Moraes. A escolha das personalidades e entidades que serão agraciadas com a Premiação Jaburu 2017 ocorreu em sessão plenária ordinária do Conselho Estadual de Cultura, realizada em setembro, em votação secreta dos conselheiros.

Fotos: Wagmar Alves

Confira a lista de homenageados:

Troféu Jaburu 2017

Stepan Nercessian – Audiovisual (Cinema/Teatro/TV)

Medalha

Padre Luiz Fernando Nascimento Oliveira – Patrimônio Cultural

Wagner Araújo – Fotografia

Zulma Emrich – Dança

(Com informações da Casa Civil)