Conselho reconhece atuação na área cultural

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, foi um dos homenageados que tiveram sua atuação na área cultural reconhecida pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás, na noite desta sexta-feira, 17. Em evento no Palácio das Esmeraldas que reuniu artistas, gestores, políticos e personalidades, ele recebeu a Medalha do Mérito Cultura pela atuação na área de Memória e Patrimônio. Também foram entregues Comendas Culturais e Diplomas de Destaque Cultural do Ano.  O grande homenageado da noite, que recebeu o Troféu Jaburu, foi o ator goiano, Stepan Nercessian, que representou a área audiovisual.

O gestor da universidade ressaltou a alegria em receber o reconhecimento pelo trabalho pela cultura. “É sempre uma alegria grande o trabalho com a educação, com a cultura, com a arte, com a promoção editorial, publicação de livros. É uma homenagem que nos entusiasma, encoraja e incentiva e reafirma compromissos daquilo que queremos sempre mais: promover e incentivar todas as inciativas culturais vinculadas à universidade”, frisou.

No total, oito medalhas foram distribuídas para representantes das áreas de Música, Letras, Artes Cênicas, Artes Integradas, Patrimônio Cultural e Audiovisual. Um total de 20 personalidades e entidades foi homenageado com Diplomas de Destaque Cultural do Ano 2017 (veja lista abaixo).  As honrarias são concedidas a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram no fazer e no promover as artes em Goiás.

Histórico

Ligado à Casa Civil, o Conselho Estadual de Cultura de Goiás chegou, neste mês, aos 50 anos, como lembrou sua presidente, Nancy Ribeiro de Araújo.  A entidade definiu 2017 como o ano cultural Belkiss Spenzièri, uma homenagem ao legado da musicista goiana, que morreu há 12 anos.

Nancy recordou também a criação do Troféu Jaburu, no fim da década de 1970, e sua entrega em 1980, pela primeira vez, à poetisa Cora Coralina. “É uma premiação consagradora dos expoentes da cultura em Goiás”, enfatizou.

Presente ao evento, o governador Marconi Perillo elogiou o Conselho Estadual de Cultura pelas escolhas feitas, ressaltando a transparência do processo de escolha dos homenageados.

“É uma alegria conceder essa homenagem. Conheço o Stepan há 30 anos. Não só como ator de cinema, TV e teatro que interpretou recentemente um de seus melhores números, o do apresentador Chacrinha; mas me entusiasma o ser humano que ele é. Há mais de 15 anos ele preside o Retiro dos Artistas, que abriga, no Rio de Janeiro, artistas que chegaram à velhice com dificuldades financeiras”, relatou, referindo-se ao grande homenageado da noite.

  Homenageado

O ator Stepan Nercessian, que recebeu o Troféu Jaburu, é natural de Cristalina. Morou em Goiânia, na Vila Operária. Tem 47 anos de trabalho como ator. Estreou no filme “Marcelo Zona Sul” (1970), de Xavier de Oliveira.  Começou a trabalhar na TV Globo em 1971. Desde então, já esteve em mais de 40 produções na TV e 30 produções no cinema. Encenou diversas peças teatrais de grande sucesso.

O troféu é uma escultura em bronze de autoria da artista plástica Neuza Moraes. A escolha das personalidades e entidades que serão agraciadas com a Premiação Jaburu 2017 ocorreu em sessão plenária ordinária do Conselho Estadual de Cultura, realizada em setembro, em votação secreta dos conselheiros.

Fotos: Wagmar Alves

Confira a lista de homenageados:

Troféu Jaburu 2017

Stepan Nercessian – Audiovisual (Cinema/Teatro/TV)

Medalha

Dalton de Paula – Artes Visuais

Escola de Circo de Anápolis – Circo

Giro 8 Dança – Dança

Itamar Siqueira Gonçalves – Cinema

Ivan Lima – Teatro

Maria Augusta de Sant’Ana Moraes – Historiadora

Professora Marília Alves – Música

Wolmir Amado – Memória e Patrimônio

Diploma

Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás – Letras

Chapéu do Vovô – Cultura Popular

Cia de Teatro Cidade Livre – Teatro

Cícero Rodrigues Pinheiro – Teatro

Creuza Arrais de Oliveira – Folclore

Fábio Meira – Cinema

Folia de Santos Reis de Taquari – Cultura Popular

Grupo Bastet de Teatro – Teatro

Helô Sanvoy – Artes Visuais

Jhonnatas Franco – Fotografia

João Paulo Gross – Dança

Juliano Moraes – Artes Visuais

Luiz Sérgio Castanheira – Produtor Cultural

Maestro Ângelo Dias – Música

Maestro Weber Assis – Música

Maria Abadia Silva – Poetisa e Gestora Cultural

Maria Auxiliadora Pereira Marcondes Silva – Tradutora e Intérprete

Padre Luiz Fernando Nascimento Oliveira – Patrimônio Cultural

Wagner Araújo – Fotografia

Zulma Emrich – Dança

(Com informações da Casa Civil)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.