Conselho prospecta desafios e novidades para pesquisa

A primeira reunião de 2020 do Conselho Superior (Consup) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) foi realizada nesta quarta-feira, 4, na PUC Goiás. Os membros do conselho foram recebidos pelo reitor da universidade, professor Wolmir Amado, e pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Milca Severino. A reunião, conduzida pelo presidente da Fapeg, Robson Domingos Vieira, teve como pauta a prestação de contas  2019 e o orçamento para 2020.

Na abertura do evento, o reitor Wolmir Amado destacou a importância do trabalho do Conselho para a ciência e a tecnologia em Goiás. “Temos uma missão grande de fomentar a pesquisa e a ciência no estado”, afirmou para os participantes. Ele citou a importância do desenvolvimento científico e social para o povo goiano a partir da inteligência humana.

Também presente ao evento, Milca lembrou a importância da Fapeg para as pesquisas realizadas em Goiás e a qualidade do trabalho do Conselho, que aprova todas as medidas em prol da pequisa. O Conselho é formado por representantes do Ensino Superior em Goiás. A PUC Goiás participa com a representação da professora Priscilla Valverde, coordenadora de Pesquisa. A cada encontro, uma instituição recebe o grupo.

O presidente da Fapeg, Robson Vieira, apresentou os resultados de 2019 e o que será realizado este ano, além de editais e acordos que devem ser aprovados. “Este conselho fortalece as iniciativas em prol da pesquisa e terá o desafio de superar as dificuldades deste ano”. Durante a reunião também foi apresentado o Centro de Estudos de Monitoramento e Previsão Ambientais do Cerrado (Cempa), ligado à Universidade Federal de Goiás.

Fotos: Wagmar Alves