Congresso Técnico reúne atletas e equipes da Caminhada Ecológica

Um grupo de 103 pessoas, entre atletas e equipes de apoio da 27ª Caminhada Ecológica, esteve presente na PUC Goiás na tarde desta segunda-feira, 16, para a realização do Congresso Técnico do evento, que tem o intuito de orientar os participantes, oferecer informações sobre o percurso, logística, missão e regras gerais da Caminhada. No amanhecer desta terça-feira, 17, os atletas já iniciam o trajeto da cidade de Trindade, rumo ao rio Araguaia, com chegada prevista para o final da tarde de sábado, 21. Serão 310 km de caminhada que tem a missão de ir além do esporte e trazer uma mensagem de preservação ambiental. Juntamente aos andarilhos, para prestar um apoio científico de forma a melhorar o desempenho deles, atuam estudantes e profissionais dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Jornalismo da universidade.

Representante do Grupo Jaime Câmara, a coordenadora do evento, Kamilla Porto pontua que o Congresso abre a programação de uma jornada intensa nos próximos cinco dias. Saindo da PUC Goiás, os atletas seguem para Trindade, onde recebem homenagem da Prefeitura da cidade, seguida pela missa na Matriz e jantar para encerrar as atividades desta segunda-feira. “A partir de hoje, os atletas passam a ser o centro das atenções para todo o público que vai prestigiar o evento. É um projeto que tem um cunho ecológico e social. É um momento para alinhar esses detalhes: como vão se portar na estrada, a logística e a atuação das equipes na caminhada. Vamos afinar essas informações e terminar o evento com todos cientes das regras e juntos caminhando na mesma direção” pontuou.

Entre os atletas, há aqueles contagiados pela expectativa da estreia no evento e outros que trazem consigo um acumulativo de experiências. Rosana Correa Costa, de 56 anos, completa nesta edição uma década de Caminhada Ecológica. Ela manteve a preparação dos anos anteriores, incluindo aulas de musculação e pilates e, além do aspecto físico e esportivo, faz uma reflexão sobre seu papel do evento: “é um orgulho e uma emoção grande. É um percurso difícil, mas as pessoas precisam entender que é preciso preservar a natureza. Qualquer pessoa pode participar, basta treinar e ser determinado”, declara a atleta.

Já o novato Dorival Honório Duarte Júnior, 33 anos, foi incentivado pelos amigos do município de Inhumas, que já participaram do evento. Atleta há quatro anos, ele se preparou durante mais de três meses para a seletiva do evento. “Vou tentar chegar lá. Não é fácil, mas será por uma boa causa”, declarou. O andarilho fez simulações do percurso, fazendo de 20 a 30 km de caminhada diária em regiões de lago e morros para ter um bom desempenho no percurso.

Bastidores

Junto aos participantes, equipes da PUC Goiás trabalham voluntariamente dias, noites e madrugadas para garantir o bem estar dos atletas e diminuir possíveis dores e lesões. A enfermeira Nathália Caetano coordena os trabalhos do grupo de Enfermagem, responsável por oferecer aos atletas assistência integral, fazendo curativos preventivos de bolhas e aspiração das mesmas, caso surgirem. “É um momento de muita alegria, superação e tensão. Sou muito grata, porque conheci muitas pessoas da Caminhada que me ajudaram a superar um momento difícil no ano passado”, relatou. A enfermeira fez um processo seletivo e um trabalho de monitoria prévio junto aos acadêmicos, já que o evento é um laboratório para eles.

Isabela Valverde e Ully Caroline são alunas do 3º período do curso de Jornalismo e terão a oportunidade de socializar com o público todas as experiências do evento. Além de vivenciar, vão relatar os desafios, percalços e histórias que conhecerem durante o caminho: “queremos criar pautas diferentes para aproximar as pessoas da Caminhada, como se estivessem participando. A expectativa está grande, é a primeira vez que vamos cobrir um grande evento e vai acrescentar muito ao currículo”, contam.

Coordenadora da equipe de Nutrição, Aryanne Reis irá supervisionar a alimentação e suplementação dos atletas. “No início, fazemos uma avaliação física para um comparativo de antes e final do percurso. O desgaste físico é muito grande e precisamos estar com essa parte bem equilibrada”, informou. A docente da Fisioterapia, Helena Ribeiro Silva, que já teve a oportunidade de participar em eventos anteriores como acadêmica, descreve os trabalhos realizados pela equipe durante a Caminhada: atendimentos em caso de contratura, além de contabilizar os desgastes e lesões ao final de cada dia.

“Nós começamos com as intervenções, alongamentos e crioterapia (aplicações de gelo), lembrando que cada atleta tem um rendimento diferente”, pontua. Hoje, como professora, ela vê uma maior maturidade em relação ao trabalho e a relevância da experiência para os alunos: “são lesões que nunca vimos em nenhuma literatura. Incentivamos os estudantes a fazerem pesquisas para aprofundar mais neste trabalho”, complementa. Durante a caminhada, os atletas percorrem 11 cidades: Trindade, Goianira, Brazabrantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Goiás, Faina, Araguapaz e Aruanã. O evento é uma realização do Grupo Jaime Câmara e também conta com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Unimed.

Mais informações sobre o evento na página: https://www.caminhadaeco.com.br/home

Fotos: Wagmar Alves