Congresso propõe reflexão sobre religiões e processos migratórios

Foi iniciado nesta quarta-feira, 13, a 6º edição do congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE), primeira realizada no Centro-Oeste. O evento segue com programação intensa até sexta-feira, 15, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás e busca discutir a relação entre religião e migração no Brasil e no mundo.

“Estamos sugerindo uma reflexão crítica sobre a mobilidade humana, as migrações e o que as religiões podem aportar sobre esse fenômeno, sobre o papel das religiões no espaço público”, explica o presidente do Conselho Diretor da ANPTECRE, Gilbraz Aragão.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás, o professor Clóvis Ecco destaca a felicidade em receber o evento em uma data importante para a Associação. “Além de um tema extremamente relevante, é uma honra grande porque estamos celebrando a assinatura, há 10 anos, do documento de criação da Associação, aqui na universidade”, destacou.

Com realização bianual, o evento conta, nesta edição, com a participação de pesquisadores de 21 cursos de pós-graduação na área em todo o Brasil e de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU). Nos grupos de trabalho, mais de 300 projetos de pesquisa serão apresentados até sexta-feira.

A abertura, prestigiada pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, professora Milca Severino, teve como conferência A dramática situação dos refugiados no mundo, ministrada pelo representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Paulo Sérgio Almeida.

Programação gratuita

No último dia, o evento conta com uma conferência aberta ao público e gratuita. A religião e a fé na realidade do tráfico humano será o tema da conferência ministrada pela Ir. Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, da CNBB. A atividade terá início às 18 horas, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades.

Fotos: Wagmar Alves