Congresso premia melhores trabalhos e vencedores de desafios

A 4ª edição do Congresso de Ciência da PUC Goiás premiou os melhores trabalhos apresentados durante os quatro dias de atividade. No dia 19 de novembro, último dia da programação, o reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Milca Severino, e a coordenadora de Pesquisa, Priscila Valverde Vitorino acolheram os premiados. Nesta edição, 28 deles receberam menção honrosa e, três deles, foram premiados como os melhores do Congresso.

A premiação foi realizada no Auditório da Área 1. Foram premiados trabalhos da Iniciação Científica, Lato e Stricto Sensu e das Ligas Acadêmicas, os vencedores das olimpíadas  de Cálculo e Química, da maratona de Programação, dos desafios de Saneamento, Ponte de Palito, Simulação e Mecatrônico e do Concurso de Fotografia Faces da Engenharia. Os resultados estão publicados no site.

A estudante de Direito, Nayara Cavalcante de Freitas, ganhou o primeiro lugar na categoria Iniciação Científica. Há dois anos ela pesquisa o tema Da modernidade de Baudelaire à modernidade brasileira, orientada pelo professor de Letras, Vitor Perillo Vitoy. “O poeta que pesquisei é o precursor da modernidade, então tudo que ele construiu trouxe o que a gente conhece e estuda hoje. O Direito não está separado disso. Nós temos diversas influências, principalmente na linguagem e na comunicação”, contou ela sobre o trabalho.

Menção honrosa pelo trabalho apresentado no Congresso, a aluna Sarah Bueno de Castro estudou o Comportamento da argamassa com adição de cinza do bagaço da cana de açúcar, com a orientação da professora Martha Nascimento Castro. Aluna do curso de Engenharia Ambiental, ela ganhou ainda o Desafio de Saneamento do curso de Engenharia Ambiental.

Foram dezenas de certificados e medalhas no final do Congresso. “Essa premiação é um incentivo para os alunos que participaram dos diversos desafios que foram propostos, de química, mecatrônica, física, e também aqueles estudantes que enviaram seus trabalhos científicos”, explicou a professora e coordenadora de Pesquisa, Priscila Valverde Vitorino. Ela falou da evolução dos trabalhos apresentados durante todo o congresso. Os trabalhos farão parte de uma coletânea, que será publicada pela Editora PUC. O objetivo é divulgar e fortalecer as pesquisas realizadas por acadêmicos dentro da instituição.

Fotos: Weslley Cruz