Congresso nacional sobre psicologia do trabalho é aberto na PUC Goiás

Foi aberto na noite desta quarta-feira, 11, a oitava edição do Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT), no Auditório da Área 4 da PUC Goiás. É a primeira vez que o evento bianual é sediado em Goiânia, recebendo estudantes, profissionais e pesquisadores de todas as regiões do Brasil e participantes de países da América Latina e Europa.

Presidente do 8º CBPOT a professora Helenides Mendonça destacou o viés inovador da edição, com a maior aproximação com profissionais da área e a visão interdisciplinar, integrando diferentes competências nas discussões relacionadas ao mundo do trabalho. “Os desafios na área do trabalho são enormes. Vivemos crises éticas, políticas, econômicas. As questões do trabalho atingem a todos nós”, considera ela ao destacar o encontro como uma oportunidade de colaborar com a resolução dos problemas emergentes.

“Psicologia positiva, gameficação, entre outras técnicas e iniciativas são novas perspectivas do trabalho que estamos vivenciando. O congresso traz muita inovação e oportuniza interações”, enfatiza a coordenadora do curso de Psicologia na PUC Goiás, professora Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar.

Novidades da edição

Além da maior aproximação com o mercado e com áreas correlacionadas, o evento iniciou nesta edição o Prêmio Sigmar Malvezzi “Uma vida dedicada à POT”. O pesquisador que dá nome à premiação, referência na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho, foi também o primeiro agraciado, recebendo a homenagem durante a noite de abertura. Apresentação cultural da Cia de Dança Noah, da Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da PUC Goiás e a conferência Análise crítica do mundo do trabalho, ministrada pela professora Anita Cristina Azevedo Resende (UFG) completaram a programação da abertura.

Participação

Analista de treinamento de uma grande empresa em Goiânia, a mestra em Psicologia Camila Nobre, 28, vê no evento uma grande oportunidade de acompanhar o que existe de mais atual entre pesquisadores e profissionais ligados ao mundo do trabalho. “O congresso permite esse intercâmbio de experiências. É algo que soma muito”, garante.

Na reta final da graduação na USP de Ribeirão Preto, o acadêmico Felipe Moreno, 22, está pela primeira vez na cidade, já como parte da programação. Ele apresenta seu relato de experiência sobre o trabalho em uma empresa júnior de psicologia na próxima sexta-feira, 13. “É uma área que me atrai muito como profissional e acho muito bom o evento ter essa preocupação com a integração entre mercado e universidade. Isso faz das discussões algo mais próximo da realidade”, comemora.

O CBPOT segue na PUC Goiás até o sábado, 14. A programação pode ser consultada na íntegra clicando aqui.

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.