Congresso duplo é encerrado com êxito

O 2º Congresso Bíblico Teológico e o 2º Congresso Arquidiocesano de Animação Pastoral foram encerrados com sucesso na noite de sexta-feira, 25, pelo arcebispo metropolitano e grão-chanceler da PUC Goiás, dom João Justino. Na ocasião, ele também anunciou a criação da Comissão Arquidiocesana para Animação Bíblica da Pastoral, composta por religiosos, docentes e lideranças leigas da Igreja de Goiânia.

Seguindo as recomendações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João enfatizou a relevância de um olhar cuidadoso para animação bíblica e a ação evangelizadora. Sobre isso, citou diversos marcos que comprovam essa importância, entre eles, a exortação Verbum Domini, do papa Bento XVI, e o Concílio Vaticano II, que retomou uma tradição do século XVI de que não pode existir teologia cristã que não parte da palavra de Deus.

Ainda de acordo com o arcebispo, o trabalho da comissão eleita, que é vinculada ao Vicariato Episcopal para Evangelização, será articulado à Comissão Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã, já que ambas precisam andar juntas.

“O Espírito de Animação Bíblica indica que toda ação evangelizadora é animada pela palavra. Então, entendo que esta Comissão prestará um grande serviço, promovendo alguns eventos, mas também atendendo às demandas das paróquias e comunidades, que poderão apresentar à comissão pedidos de ajuda e de assessoria. A alma da pastoral é a palavra de Deus, então estes irmãos e irmãs que comporão a comissão terão a tarefa de animar a ação evangelizadora partindo da palavra de Deus”, ressaltou dom João.

Participação da comunidade acadêmica

Presente no evento, a reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, destacou que o evento simboliza o espírito de sinodalidade com a Igreja do Brasil, além de ser uma preparação para o Mês da Bíblia, celebrado em setembro. Durante a semana do Congresso, estudantes participaram do evento e docentes fizeram explanações sobre o tema trabalhado neste ano, que foi a Carta de São Paulo aos Efésios.

De iniciativa da Escola de Formação de Professores e Humanidades, por meio do curso de graduação em Teologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, a reitora pontuou que “ este Congresso é a expressão  da contribuição que a academia pode dar também aos diversos agentes de pastoral da nossa Arquidiocese, no espírito de profunda comunhão, sinodalidade e compromisso eclesial para a formação dos agentes de pastoral e de outras denominações religiosas e cristãs. Neste sentido, a palavra de Deus se constitui como um profundo diálogo humanista com toda a sociedade ”, pontuou.

Balanço

Pároco da Paróquia Universitária São João Evangelista e vigário episcopal para a Cultura e Educação da Arquidiocese de Goiânia, padre David Pereira de Jesus fez um balanço do evento.

Chegando na sua 2ª edição, ele pontuou que o congresso alcançou o propósito de alcançar as paróquias e comunidades. Com uma média de 200 participantes, o intuito do evento foi promover um encontro das lideranças e membros oriundos das comunidades com a palavra de Deus, para que pudessem meditá-la na parte acadêmica e pastoral. O próximo passo agora, de acordo com ele, é colocar em prática tudo aquilo que foi estudado e meditado durante o Congresso.

Fotos: Weslley Cruz e Ana Paula Abrão