Congresso de História promove exposição sobre globalidade e a astrologia medieval

Teve início na noite da última segunda-feira, 05 de setembro e irá até amanhã, o I Congresso Internacional e o II Encontro do Grupo de Pesquisa Sacralidades Medievais, com início das exposições às 19h, no auditório da área 2, da PUC Goiás.

A exposição de abertura, intitulada “A ‘crença verdadeira’ no setenário de Afonso X: consciência de globalidade e a astrologia medieval”, ficou a cargo da professora Aline Dias da Silveira, que pertence ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Cnpq/UFSC).

Ao falar sobre seu trabalho, a professora Aline Dias da Silveira afirmou que a expectativa da conferência é colaborar e trazer mais uma perspectiva para o estudo de sacralidades, que não é muito usual na área: “O trabalho traz mais um componente, que é a questão do neoplatonismo e da astrologia aliada à religião cristã e monoteísta em si no medievo. Essa é uma coisa que as pessoas geralmente separam e acham que não se relacionam, mas é um posicionamento muito moderno para um período tão distante de nós”, explicou.

Aline Silveira ainda acrescentou que na Idade Média havia estudos voltados à astronomia, à astrologia e até da magia, que era chamada de filosofia natural ou ciência das imagens por causa dos talismãs que eram feitos em cortes cristãs.

A professora Renata Cristina Sousa Nascimento, idealizadora e organizadora do evento, enfatizou a amplitude de seu alcance: “Esse evento acaba congregando uma série de regiões e também três convidados internacionais: dois que estão on-line e um que está presente. Estamos reunindo uma média de 10 laboratórios de pesquisa medieval no Brasil e mais 12 professores palestrantes, sem falar na divulgação pela internet. A gente pretende atingir muitas pessoas, especialmente a nova geração de estudantes, de pesquisadores de História Medieval. Além disso, ainda tivemos um patrocínio do CAPS, que reconheceu o evento como relevante”, destacou.

A professora Thaís Marinho, coordenadora do programa de pós-graduação em História da PUC Goiás, destacou que o evento, por ter porte internacional, congrega várias redes e grupos de pesquisa de várias instituições do país, concentrando a discussão nos grupos de pesquisa do programa de pós-graduação em História: “Eles vêm desenvolvendo pesquisas em rede, ao longo do tempo, e uma vez a cada dois anos, se reúnem para divulgar os resultados da pesquisa de toda rede em nível internacional. Nós temos palestrantes estrangeiros de várias instituições do centro-oeste, mas de fora do Brasil também”, esclareceu.

Thaís Marinho afirmou, ainda, que eventos deste porte são importantes por fortalecer as linhas de pesquisa do programa fazendo uma divulgação do conhecimento e dos resultados das pesquisas que estão sendo desenvolvidos, contribuindo em nível internacional, no sentido de captar e formar os discentes, além de atrair novas pesquisas para agregar ao programa da PUC Goiás.

Prestigiaram o evento a coordenadora da rede de estudos ibéricos e ibero-americanos, Rita de Cássia de Oliveira Reis, a pró-reitora de pós-graduação da PUC Goiás, Milca Severino, e acadêmicos do curso de História.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.