Congresso busca solução para a redução das desigualdades

Será aberto, nesta terça-feira, 16, o IV Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, que tem programação em todas as escolas da instituição até o dia 19. O tema do congresso é Ciência para a redução das desigualdades, seguindo a definição do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. “As escolas estão fazendo o Congresso. Todos os estudantes e todos os professores encontrarão alguma atividade que é da área de interesse deles”, explica a professora Milca Severino, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.
A abertura será realizada hoje, às 19 horas, no Teatro PUC, no Câmpus V, no Jardim Goiás, com apresentação cultural seguida da entrega de Mérito Científico para a professora doutora Mariana Pires de Campos Telles, coordenadora do curso de Biologia. O público também irá prestigiar a apresentação do espetáculo Travessias – Um Tributo a Milton Nascimento, do coral da PUC com a regência de Carlos Vitorino.
A partir de quarta-feira, a programação será realizada em todas as escolas com mostras, jornadas e simpósios que irão reunir a produção científica dos alunos e temas importantes de cada área. “Temos a missão de incentivar novos pesquisadores e permitir que eles possam conhecer novas pesquisas, ter insights e fortalecer a ciência. O congresso é um momento que a universidade está focada na geração do conhecimento”.
O evento tem o objetivo de promover a socialização e a troca de experiências, com envolvimento da comunidade acadêmica interna e público externo, para o debate sobre as temáticas e seus objetos de estudo, com destaque para o tema nacional da Semana de Ciência e Tecnologia de 2018, em consonância com assuntos que abordam as questões científicas, tecnológicas, sociais e econômicas, regionais e locais, foco de estudos e pesquisas desenvolvidas na universidade.
Entre os destaques, no dia 18 de outubro, às 20 horas, no Auditório da Área 4, está a entrega do título de doutora Honoris Causa para a pesquisadora Celina Maria Turchi Martelli. Ela é responsável por pesquisa do Instituto Oswald Cruz que associou cientificamente a infecção pelo vírus da zika em grávidas a casos de bebês com microcefalia. E, no final do evento, no dia 19 de outubro, serão premiados os melhores trabalhos de cada modalidade.

Data: 16 a 19 de outubro
Local: Teatro PUC, Câmpus V da PUC Goiás (abertura)
Mais informações: Divisão de Comunicação da PUC Goiás