Conflito, mediação e resolução efetiva: minicurso aborda Psicologia Jurídica Interventiva

Teve início na tarde desta terça-feira, 23, e vai até o dia 30 de agosto, das 14h às 16h, o Minicurso sobre Psicologia Jurídica Interventiva, que será ministrado no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, no 3º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), situado no térreo do bloco A, no campus V.

Veja fotos do evento

A responsável pelo conteúdo das explanações é a professora Lila Spadoni, Doutora em Psicologia pela Université Paris 5 (França), atual coordenadora do curso de Psicologia da PUC Goiás, pesquisadora e autora de obras sobre psicologia jurídica.

Entre outros assuntos, ela falará sobre o uso da tecnologia por ela desenvolvida para resolução de conflitos, baseada na psicologia social da justiça (psicologia jurídica interventiva).

Durante a abertura do Minicurso, a professora Neire Mendonça, uma das idealizadoras do Centro Judiciário em parceria com o professor João José Pereira da Silva, agradeceu a disponibilidade de doação dos envolvidos no projeto: “O querer ajudar, o querer estar junto ao próximo é algo que engrandece o ser humano”, destacou.

O professor João José Pereira da Silva, chefe do 3º CEJUSC, aproveitou a oportunidade para agradecer as voluntárias que participam do programa e registrou que, atualmente, o Centro conta com profissionais bem qualificadas, que se revezam nas funções.

Também presente no evento, a Diretora Geral da Escola de Direito, Negócios e Comunicação, professora Ana Flávia Mori Lima Cesário Rosa manifestou imensa satisfação em receber a professora Lila Spadoni para ministrar um minicurso de tão grande importância e que visa, sobretudo, capacitar os estagiários da PUC Goiás para atender uma parcela tão carente e vulnerável da sociedade, que merece ser atendida com a atenção e o acolhimento necessários para alcançar o melhor resultado demandado.

O coordenador geral do Núcleo de Prática Jurídica, professor Cassiano Peliz Júnior também esteve presente na abertura e deixou registrado que está à disposição para colaborar com o bom andamento dos trabalhos.

Ao fazer uso da palavra na exposição inaugural do minicurso, a professora Lila Spadoni explicou que a psicologia social da justiça favorece a população porque une duas ciências para diminuir litígios e pode colaborar muito com o uso de técnicas derivadas da psicologia para aplicar a mediação e que isso se reflete no resultado das demandas. A professora esclareceu também que, para isso, é necessário entender a estrutura do conflito para intervir de forma efetiva: “Quando aas partes saem de uma conciliação com a sensação de que a justiça foi feita, o sentimento de satisfação é maior”, esclareceu.

Seguindo o raciocínio já exposto pela professora Ana Flávia, Lila manifestou imensa alegria em ver o projeto se efetivar: “Eu espero que a gente possa mesmo mudar a vida de muitas pessoas, especialmente porque o público que se beneficia dos nossos serviços é muito carente”, destacou.

Prestigiaram o evento também as advogadas da área cível do Núcleo de Prática Jurídica da PUC, Dra. Olga Brito e Dra. Andréia Santiago, mediadores e estagiários.