Conflito, mediação e resolução efetiva: minicurso aborda Psicologia Jurídica Interventiva

Teve início na tarde desta terça-feira, 23, e vai até o dia 30 de agosto, das 14h às 16h, o Minicurso sobre Psicologia Jurídica Interventiva, que será ministrado no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, no 3º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), situado no térreo do bloco A, no campus V.

Veja fotos do evento

A responsável pelo conteúdo das explanações é a professora Lila Spadoni, Doutora em Psicologia pela Université Paris 5 (França), atual coordenadora do curso de Psicologia da PUC Goiás, pesquisadora e autora de obras sobre psicologia jurídica.

Entre outros assuntos, ela falará sobre o uso da tecnologia por ela desenvolvida para resolução de conflitos, baseada na psicologia social da justiça (psicologia jurídica interventiva).

Durante a abertura do Minicurso, a professora Neire Mendonça, uma das idealizadoras do Centro Judiciário em parceria com o professor João José Pereira da Silva, agradeceu a disponibilidade de doação dos envolvidos no projeto: “O querer ajudar, o querer estar junto ao próximo é algo que engrandece o ser humano”, destacou.

O professor João José Pereira da Silva, chefe do 3º CEJUSC, aproveitou a oportunidade para agradecer as voluntárias que participam do programa e registrou que, atualmente, o Centro conta com profissionais bem qualificadas, que se revezam nas funções.

Também presente no evento, a Diretora Geral da Escola de Direito, Negócios e Comunicação, professora Ana Flávia Mori Lima Cesário Rosa manifestou imensa satisfação em receber a professora Lila Spadoni para ministrar um minicurso de tão grande importância e que visa, sobretudo, capacitar os estagiários da PUC Goiás para atender uma parcela tão carente e vulnerável da sociedade, que merece ser atendida com a atenção e o acolhimento necessários para alcançar o melhor resultado demandado.

O coordenador geral do Núcleo de Prática Jurídica, professor Cassiano Peliz Júnior também esteve presente na abertura e deixou registrado que está à disposição para colaborar com o bom andamento dos trabalhos.

Ao fazer uso da palavra na exposição inaugural do minicurso, a professora Lila Spadoni explicou que a psicologia social da justiça favorece a população porque une duas ciências para diminuir litígios e pode colaborar muito com o uso de técnicas derivadas da psicologia para aplicar a mediação e que isso se reflete no resultado das demandas. A professora esclareceu também que, para isso, é necessário entender a estrutura do conflito para intervir de forma efetiva: “Quando aas partes saem de uma conciliação com a sensação de que a justiça foi feita, o sentimento de satisfação é maior”, esclareceu.

Seguindo o raciocínio já exposto pela professora Ana Flávia, Lila manifestou imensa alegria em ver o projeto se efetivar: “Eu espero que a gente possa mesmo mudar a vida de muitas pessoas, especialmente porque o público que se beneficia dos nossos serviços é muito carente”, destacou.

Prestigiaram o evento também as advogadas da área cível do Núcleo de Prática Jurídica da PUC, Dra. Olga Brito e Dra. Andréia Santiago, mediadores e estagiários.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.