Conferência ressalta protagonismo de crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes da comunidade em geral ocuparam as primeiras cadeiras da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás na manhã desta terça-feira, 21. Todavia, engana-se quem esperava um encontro infantil. A cena inusitada aconteceu na abertura da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pela Prefeitura de Goiânia, com apoio da universidade e outros parceiros, que neste ano discute a proteção integral, diversidade e o enfrentamento das violências. Além da presença de todas as lideranças locais que lutam pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes, a novidade desta edição é a participação infantil, ressaltando o caráter da iniciativa ao estimular o protagonismo desses indivíduos como sujeitos históricos.

Participante do evento e popular entre os amigos, Maria Eduarda Dias Ferreira, 10 anos, foi indicada para ser a representante da Escola de Circo Dom Fernando, programa de extensão da universidade, nas discussões da Conferência. “Vim falar sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. A gente tem o direito de brincar e de estudar e a escola de circo é muito importante, porque me ajuda a perceber o que está acontecendo na minha vida, além de dar apoio para minha família e os outros educandos”, relata a criança.

De olho nessas demandas, o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Aguinaldo Lourenço Filho, ressalta que o evento demonstra um posicionamento da organização em buscar a garantia efetiva dos direitos das crianças e adolescentes. “Que seus direitos não sejam violados e sejam respeitados. A universidade é um espaço de construção do saber, é um espaço de luta e nós sempre temos o apoio da PUC, da UFG e todos esses cenários estão envolvidos nessas ações”, declara.

A coordenadora do Instituto Dom Fernando, profa. Beth Bicalho pontuou a relevância de todos os conselheiros tutelares e de direitos, organizações governamentais e ONGS que atuam na temática da infância e da adolescência, mostrando o posicionamento da Conferência contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes. “É um evento que tem como base e referência o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de propor políticas públicas. E as crianças que participam têm um protagonismo neste momento. Vão ser ouvidas de diversas formas, seja por meio de apresentações ou mesas”, complementa.

Programação

No turno matutino, o evento recebeu a defensora pública do Estado de Goiás, Bruna Xavier Nascimento, que ministrou conferência sobre a temática central do evento. A programação continua a partir das 13h30 desta terça-feira, 21, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, com grupos por eixos temáticos e segue na manhã desta quarta-feira, 22, das 8h às 12h30, com apresentação cultural e apresentação da homologação pela Plenária dos delegados escolhidos para XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Fotos: Wagmar Alves