Conferência municipal de igualdade racial é realizada na PUC Goiás

A PUC Goiás sediou, na sexta-feira e sábado, 27 e 28 de outubro, a quarta edição da Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, evento realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Politicas Afirmativas (SMDHPA) de Goiânia, por meio da Superintendência de Igualdade Racial, com o apoio de diversos parceiros. Para sua realização, a organização promoveu 38 pré-conferências entre os apoiadores, envolvendo 933 pessoas.

“Nós temos o orgulho de sediar esse evento, porque entendemos que é uma comprovação do reconhecimento que temos na sociedade como uma universidade que preza pela justiça social”, destacou a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudanil (Proex), professora Marcia de Alencar, que representou o reitor. Ao agradecer a escolha da universidade entre as parceiras, a pró-reitora também comentou a importância de trabalhar o respeito à diversidade no momento atual. “É uma das coisas mais ausentes na nossa sociedade”.

Coordenador de Extensão (Cdex) da universidade, o professor Leônidas Albano também participou da iniciativa e destacou a importância da discussão ser feita em rede, fortalecendo o debate. “Esse processo de transformação não pode ser feito sozinho. Caminhamos juntos”, explicou. Com a escolha da universidade, que sediou os dois dias de evento, no Auditório 1 da Área 2, no Setor Leste Universitário, o professor acredita que toda a comunidade acadêmica se beneficia. “É uma oportunidade de incluir os alunos nesse processo. Eles são multiplicadores”.

Unidos contra o racismo

Nos dois dias, o evento trabalhou o tema Goiânia na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento e o lema Juntos por uma cidade sem racismo. No evento, estabeleceram diretrizes e avaliaram a implementação de políticas públicas, ações, programas e projetos para promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião e origem, em âmbito municipal. “São seis grupos de discussão divididos em assuntos plurais que vão do combate à discriminação, acesso à justiça, questões sociais a educação, saúde e questões de gênero”, destaca o titular da SMDHPA, secretário Filemon Pereira.

“Precisamos de muito trabalho para enfrentar o racismo”, pontuou o organizador do evento e superintendente de Igualdade Racial, Marcos Antônio da Silva. “Existe uma dificuldade de evidenciar a existência do racismo, mesmo que velado. No Brasil, 54% da população é negra, mas apenas 5% participa politicamente das decisões do nosso país [como políticos]. É uma reflexão necessária”, pontuou.

As discussões precederam a conferência estadual, prevista para dezembro, em Goiânia, e a nacional, prevista para maio de 2018, em Brasília.

Fotos: Jota Junior