Conferência de dom João Justino abre 51ª SIAP

Com o tema A Universidade Católica a serviço do humanismo integral, foi aberta ontem a 51ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (SIAP) da PUC Goiás, no Centro de Convenções da universidade. A conferência de abertura, sobre o tema geral do evento, foi proferida pelo arcebispo metropolitano de Goiânia e grão-chanceler da PUC, dom João Justino. A SIAP segue até amanhã, 10, com reuniões e atividades formativas.

A temática geral da SIAP vai ao encontro do tema da Campanha da Fraternidade, decorrente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para 2022, “Fraternidade e Educação”. Atualmente, conforme levantamento recente, mais de 60 milhões de crianças estudam em escolas católicas e mais de 6 milhões de jovens frequentam universidades católicas no mundo todo.

A abertura da cerimônia se deu com explanação feita pelo padre Davi, coordenador do curso de Teologia. Entre outras reflexões, o professor citou a frase: “A esperança não decepciona” e, em seguida, fez uma oração no auditório.

Veja mais fotos do evento

A participação da professora Olga Ronchi, reitora da PUC Goiás, se deu de forma remota. Na oportunidade, a reitora destacou que o tema que orienta a 51ª SIAP aprofunda as reflexões propostas pelo papa Francisco, especialmente aquelas relativas ao humanismo na educação.

Dom João Justino Medeiros Silva, que, ao fazer uso da palavra, destacou que o tema ‘A Universidade Católica à serviço do humanismo solidário’ é muito caro à igreja, especialmente quando se trata da educação.

O religioso ainda registrou que o humanismo integral e solidário deve ser sempre praticado na universidade, por toda a comunidade acadêmica (docentes, gestores etc). “Dessa forma, a PUC Goiás estará em sintonia com a igreja e poderá compreender o serviço da educação como um serviço ao humanismo solidário”, explicou.

Também presente no evento, o coordenador do curso de Jornalismo, Antônio Carlos da Cunha, registrou que a finalidade da programação reflete uma premissa da própria universidade, que é a de promover uma formação integral e valorizar o ser humano.

O professor destacou, ainda, que a retomada da presencialidade pela instituição trouxe novos desafios: “Desde o início do ano já estamos viabilizando outras formas de trabalho, com readequação a essa nova forma de lidar com o mundo e, no âmbito da sala de aula, estamos com bons projetos para ser desenvolvidos ao longo do semestre”, explicou.

A programação do evento foi organizada por Escolas e desta constam reuniões, oficinas e mesas de debate. Para mais informações, é só acessar o link https://www.pucgoias.edu.br/siap/.