Conferência abre programação da Semana dos Povos Indígenas

No mês que celebra o Dia do Índio, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) abre a Semana dos Povos Indígenas, evento tradicional da universidade. A programação começa no dia 18 de abril, às 19 horas, na Escola de Formação de Professores e Humanidade (EFPH) da instituição, no Setor Leste Universitário. O presidente da Pastoral Social da Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Guilherme Antônio Werlang, ministrará a conferência Povos Indígenas, Territórios e Biomas: Berços de Vida, Lutas e Esperança.

Organizada pelo Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da PUC Goiás, junto com parceiros, a Semana será realizada de 24 a 27 de maio, durante a Jornada da Cidadania, no Câmpus II da instituição. “Queremos mostrar que a questão indígena tem que ser debatida não apenas nessa data comemorativa, mas o ano todo”, pondera o coordenador de Antropologia do instituto e da comissão-organizadora da Semana, prof. Marcos Ferreira.

De acordo com ele, a proposta é abrir a universidade para a experiência única de conhecer os povos indígenas, suas tradições, seus desafios, e, principalmente, a sua diversidade. “Vamos falar sobre a arte e a cultura indígena, ferramentas de resistência que vão além da dança e do artesanato, a respeito da questão dos territórios, que está ligada à preservação ambiental”, enumera.

A programação da Semana será concentrada na Aldeia Timbira, no Memorial do Cerrado, e no Bloco G do Câmpus II, com oficinas, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e experiências interativas. Haverá uma mostra de cinema indígena, seguida de sessão de debates com lideranças. A experiência da Yandê, primeira web rádio indígena do Brasil, será compartilhada. Também ocorrerá uma oficina de arquitetura.

Com uma população predominantemente rural, que enfrenta problemas relacionados à preservação da cultura e de territórios, os povos indígenas brasileiros estão espalhados por milhares de aldeias. São 705 territórios, em todo o Brasil. Ao todo, somam 896.917 pessoas, de acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país.

O que: Abertura da Semana dos Povos Indígenas
Quando: 18 de abril, às 19 horas