Conferência abre programação da Semana dos Povos Indígenas

No mês que celebra o Dia do Índio, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) abre a Semana dos Povos Indígenas, evento tradicional da universidade. A programação começa no dia 18 de abril, às 19 horas, na Escola de Formação de Professores e Humanidade (EFPH) da instituição, no Setor Leste Universitário. O presidente da Pastoral Social da Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Guilherme Antônio Werlang, ministrará a conferência Povos Indígenas, Territórios e Biomas: Berços de Vida, Lutas e Esperança.

Organizada pelo Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da PUC Goiás, junto com parceiros, a Semana será realizada de 24 a 27 de maio, durante a Jornada da Cidadania, no Câmpus II da instituição. “Queremos mostrar que a questão indígena tem que ser debatida não apenas nessa data comemorativa, mas o ano todo”, pondera o coordenador de Antropologia do instituto e da comissão-organizadora da Semana, prof. Marcos Ferreira.

De acordo com ele, a proposta é abrir a universidade para a experiência única de conhecer os povos indígenas, suas tradições, seus desafios, e, principalmente, a sua diversidade. “Vamos falar sobre a arte e a cultura indígena, ferramentas de resistência que vão além da dança e do artesanato, a respeito da questão dos territórios, que está ligada à preservação ambiental”, enumera.

A programação da Semana será concentrada na Aldeia Timbira, no Memorial do Cerrado, e no Bloco G do Câmpus II, com oficinas, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e experiências interativas. Haverá uma mostra de cinema indígena, seguida de sessão de debates com lideranças. A experiência da Yandê, primeira web rádio indígena do Brasil, será compartilhada. Também ocorrerá uma oficina de arquitetura.

Com uma população predominantemente rural, que enfrenta problemas relacionados à preservação da cultura e de territórios, os povos indígenas brasileiros estão espalhados por milhares de aldeias. São 705 territórios, em todo o Brasil. Ao todo, somam 896.917 pessoas, de acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país.

Serviço
O que: Abertura da Semana dos Povos Indígenas
Quando: 18 de abril, às 19 horas
Onde: Escola de Formação de Professores Humanidades da PUC Goiás

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.